Brasil alcança marca de 450 mil cirurgiões-dentistas

No Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, o Sistema Conselhos de Odontologia destaca o trabalho desenvolvido pelos profissionais para levar condições adequadas de saúde bucal à população brasileira

O Brasil acaba de alcançar a marca de 450 mil cirurgiões-dentistas. As estatísticas compiladas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) são referentes aos profissionais inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Odontologia de todo país, englobando os 26 estados da federação e o Distrito Federal. Neste 25 de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, o Sistema Conselhos de Odontologia parabeniza a todos os profissionais que trabalham diariamente para levar mais saúde bucal e integral à população brasileira.

O CFO destaca que a constante ampliação no número de cirurgiões-dentistas brasileiros está ligada a diversos fatores, entre eles o fato de o Brasil ter ampla tradição na formação de cirurgiões-dentistas, sendo considerado a nação com maior número de profissionais em todo o globo. O país também se destaca no cenário internacional pelo alto volume de produção científica na área da Odontologia, assim como por possuir algumas das melhores faculdades de Odontologia do mundo. Além disso, a profissão do cirurgião-dentista vem passando por amplo processo de valorização, sendo reconhecida, tanto pela ciência quanto pela sociedade, por toda sua amplitude de atuação.

O cirurgião-dentista deixou de ser visto como um profissional que trata apenas os dentes e, nos dias atuais, é cada vez mais reconhecido por sua atuação dentro de todo o arcabouço que envolve as estruturas, as funções e a estética orofaciais. Ele realiza desde o atendimento clínico em consultórios públicos e privados, que vai da atenção básica aos tratamentos especializados, até os procedimentos mais complexos dentro de ambiente hospitalar, como, por exemplo, quadros de câncer de boca e procedimentos de reconstrução facial. Os profissionais ocupam ainda cargos de carreira acadêmica, pesquisa científica e de gestão administrativa, entre outros.

Estatísticas: especialidades e habilitações

Dentro de sua ampla gama de áreas de atuação, a Odontologia brasileira possui um total de 24 especialidades regulamentadas pelo CFO, além de sete habilitações. Os dados estatísticos do Conselho indicam que há mais de 153 mil registros de especialidades no país e mais de 7 mil habilitações concluídas pelos cirurgiões-dentistas brasileiros. A especialidade com maior índice interesse é a Ortodontia, com 33,3 mil profissionais inscritos, seguida pela Implantodontia, com 22,6 mil, e pela Endodontia, com 20 mil.

União da classe pela valorização da profissão

O CFO tem buscado ampliar o diálogo, firmar parcerias e desenvolver ações de cunho institucional com os vários órgãos e entidades regulamentadores e representativos da Odontologia no Brasil, de forma a defender as principais pautas de valorização da profissão do cirurgião-dentista. Entre essas instituições destacam-se Conselhos Regionais de Odontologia (CROs), a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e as diversas associações da classe odontológica, entre outros.

https://youtu.be/GJUTvgWC278