Agosto Dourado: a importância da amamentação para o desenvolvimento da saúde bucal

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), junto aos Conselhos Regionais (CROs), nesse mês de agosto, enfatiza a importância da campanha de incentivo ao aleitamento materno no Brasil, conhecido como Agosto Dourado.

O aleitamento materno é o alimento fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do bebê. É, também, essencial para a saúde bucal dos pequenos, contribuindo com o crescimento dos ossos e dos músculos levando à harmonia da face, o posicionamento correto dos dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala das crianças.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi contabilizado mais de 14 mil crianças menores de cinco anos entre 2019 e 2020, mais da metade (53%) continua sendo amamentada no primeiro ano de vida.

Além do papel fundamental do aleitamento materno nos primeiros anos de vida, alimento nutritivo que possui anticorpos fortalecendo o sistema imunológico das crianças, a prática reduz o risco de cárie, tendo em vista que ajuda a retardar a introdução da sacarose (correspondente ao açúcar) na dieta da criança, evitando o uso de mamadeira.

Para manter uma boa saúde bucal é recomendável que os pais estabeleçam uma rotina de visitas regulares ao Odontopediatra desde os primeiros meses de vida.

Sobre a Campanha:

O Agosto Dourado foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017. Ele foi inspirado na Semana Mundial de Aleitamento Materno e teve início em 1990, promovido pela OMS, em parceria com a UNICEF. Tem esse nome, por simbolizar o padrão ouro de qualidade do leite materno, é um movimento de conscientização pela luta ao incentivo à amamentação.

Por Julia Bonizio, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br