A Odontologia brasileira mostra sua força em Congresso

Mais de oitenta e sete mil profissionais de Odontologia se reúnem em São Paulo, no I Congresso Interdisciplinar da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas– CIOSP 2013.Na abertura, realizada no dia 31 de janeiro, diversas lideranças exaltaram os avanços da saúde bucal no Brasil e a importância dessa área, inclusive, para a economia. Hoje ela é a única da saúde que apresenta superávit na balança comercial graças ao montante das compras públicas.

Na cerimônia, o governo federal anunciou um investimento de R$ 3,6 bilhões nos próximos dois anos na aquisição de mil unidade móveis odontológicas, reforma de cinco mil consultórios e a implantação de cem novos Centros de Especialidades Odontológicos (CEOs). “Vamos levar atendimento odontológico em lugares de difícil acesso, onde o Atendimento Básico da Saúde não chega”, afirmou Gilberto Pucca, coordenador nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde.

Ciosp Dr Ailton grande
O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Digo Morilhas Rodrigues elogiou o anúncio e afirmou que essas são medidas que devem consolidar o maior programa de saúde bucal do mundo. Em seu pronunciamento, o Dr. Ailton Morilhas, parabenizou todas as lideranças presentes pelo trabalho que realizam e destacou as estratégias de atuação do CFO que irão apontar distorções e propor saídas para garantir a qualidade da prática da odontologia no Brasil.

“Vislumbramos o fim das desigualdades regionais, com o aumento de investimentos em infraestrutura e políticas de recursos humanos, bem como a valorização do papel do cirurgião-dentista nas equipes multidisciplinares e a busca por equilíbrio nas relações entre os profissionais e as operadoras de planos odontológicos”, afirma.

Comandada pelo presidente do CIOSP – 2013, o professor Reinaldo Brito e Dias, a cerimônia de abertura foi assistida por mais de 800 pessoas, entre as quais, diversos conselheiros federais e estaduais. “Trabalhamos um ano na elaboração deste congresso para oferecer aos participantes uma programação que reflete a excelência acadêmica na Odontologia”, disse o Dr. Reinaldo Brito e Dias. Para o presidente da APCD, Dr. Adriano Forghieri, o CIOSP 2013 mostra as múltiplas ações da Odontologia nas áreas pública e privada e o “papel do cirurgião-dentista como um agente transformador na sociedade em que está inserido”.

Na abertura do CIOSP, o secretário da Saúde do estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, lançou o Manual de Odontologia Hospitalar. A cerimônia foi encerrada por um concerto da Camerata Bachiana acompanhada pelos Ritmistas da Vai Vai, regidos pelo maestro João Carlos Martins.

Saiba mais sobre o CIOSP.