“O Conselho Federal de Odontologia já é nosso parceiro. E o Brasil Sorridente já é apoiado”, afirmou o novo ministro da Saúde Arthur Chioro, ao ser cumprimentado pelo membro da Comissão Parlamentar e Comissão de Legislação do CFO, Dr. Nilo Celso Pires, após o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, transmitir o cargo para seu sucessor, Chioro, de 50 anos. Durante os cumprimentos, Dr. Nilo Pires, que representou a instituição, garantiu “parceria do CFO nesta gestão”. A solenidade aconteceu às 16h da última segunda-feira (03/02), no Ministério da Saúde.
Médico sanitarista, doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Arthur Chioro teve sua trajetória como gestor público ligada à construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Chioro é professor universitário e pesquisador nas áreas de gestão e planejamento em saúde, foi secretário de saúde de São Vicente (SP) entre 1993 e 1996 e comandava a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo (SP) desde 2009.
Brasil Sorridente
Em 24 de abril de 2013, o Conselho Federal de Odontologia entregou o “Prêmio Brasil Sorridente” às prefeituras municipais que se destacaram no trabalho dedicado à implantação de políticas públicas de saúde bucal. Desde a criação do Prêmio, em 2005, foi a primeira vez que o CFO realiza a entrega do Prêmio em Brasília.
O município de Porto Real (RJ) ficou em 1° lugar, na categoria de municípios até 50.000 habitantes. Na ocasião, também foram entregues os prêmios aos municípios: de Porto União (SC) – 2° lugar; de Motuca (SP) – 3° lugar; de Naviraí (MS) 4°lugar; e de Apiacá (ES) – 5° lugar. Leia mais sobre o investimento aplicado no município de Porto Real.
Na categoria de municípios com população entre 50.001 a 300.00 habitantes, o município de Resende (RJ) foi o que mais investiu na área da saúde bucal, no Brasil. Em segundo lugar, ficou o município de Marília (SP), em terceiro lugar, Balneário Camboriú (SC), seguido de Foz do Iguaçu (PR) e Janaúba (MG).
Sobre o Prêmio
Instituído em 2005, o Prêmio Brasil Sorridente foi idealizado pelo Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais de Odontologia, com o apoio do Ministério da Saúde e o patrocínio da Dabi Atlante.
Por Bianca Lopes e Patrícia Carvalho / Departamento de Comunicação do CFO