Atibaia é uma das cidades a receber centros odontológicos que Lula anuncia hoje

O município de Atibaia, no interior de São Paulo, é um dos 14 que passam a oferecer à população, a partir desta sexta-feira, atendimento odontológico público gratuito, dentro do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia esta tarde a abertura do Centro de Especialidades Odontológicas de Atibaia e de mais 15, em seis estados, ao inaugurar a Clínica Odontológica Asa Branca, em Caruaru (PE), ao lado do ministro da Saúde, Humberto Costa.

A unidade de Atibaia está equipada com quatro cadeiras odontológicas e tem capacidade de atender cerca de 50 pacientes por dia, mil por mês. a população do município é 120 mil habitantes, mas o centro atenderá também pacientes das cidades vizinhas de Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e Jarinú.

Cada centro tem possibilidade de tratar cinco especialidades: cirurgia, tratamento de canal (endodontia), doenças da gengiva (periodontia), diagnóstico de câncer bucal e atendimento para pessoas com necessidades especiais, como cardiopatas, diabéticos e pacientes com DST/Aids.

O valor mensal destinado aos municípios com centros equipados com quatro cadeiras é de R$ 8,8 mil para o custeio, além de R$ 50 mil em parcela única para custos com reforma, ampliação ou construção do espaço físico. Para ser atendido no centro o paciente deve antes passar pelas equipes de atenção básica nos postos de saúde, unidades básicas de saúde ou hospitais. São esses profissionais que agendam a consulta e encaminham o paciente.

Segundo o Ministério da Saúde, a Clínica Asa Branca em Caruaru se insere em um programa mais amplo para a região, muito carente desse tipo de atendimento. O ministério mantém convênio pelo qual estudantes de odontologia atendem cerca de 2 milhões de pessoas em 65 municípios do Agreste pernambucano. A clínica Asa Branca incluirá, nesse programa, o diagnóstico de câncer bucal. O antedimento das demais especialidades continuará sendo feito de forma distribuída.

Com as inaugurações de hoje, o programa Brasil Sorridente passa a oferecer 116 centros, em 67 municípios. No estado de São Paulo, 26 centros já foram inaugurados. Na Grande São Paulo, há 14 centros na capital, quatro em Guarulhos, um em Diadema e um em Mauá. No interior, há postos em Catanduva, Piracicaba, Rio Claro, São José do Rio Preto, Itatiba e Viradouro.

Fonte: Agência Brasil
São Paulo – SP