Presidente critica distribuição de dentaduras por políticos em época de eleição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que a saúde bucal será prioridade de seu governo até o final do mandato, já que, historicamente, ela nunca foi “tratada como uma questão de saúde pública”, como as outras partes do corpo humano. Até o final deste ano, quatrocentos centros odontológicos gratuitos devem ser instalados em todo o país.

“Antes, não havia o compromisso com a saúde bucal neste país. Quem tem dor de dente é pobre, porque rico tem tratamento odontológico ao seu alcance”, disse Lula, ao discursar, em Caruaru (PE), no lançamento da Clínica Asa Branca , um centro público de especialialidades odontológicas que faz parte do programa do governo federal Brasil Sorridente.

Lula lembrou que, antes, serviços ondontológicos gratuitos eram oferecidos na maior parte das vezes durante campanha eleitoral. “Saúde bucal tem que ser prioridade do país. Não pode ser apenas motivo para um político ganhar as eleições”, disse, referindo-se ao histórico brasileiro de distribuição de dentaduras em períodos eleitorais.

Ele garantiu que todas as pessoas atendidas pelo Brasil Sorridente serão bem tratadas e exigiu denúncias quando assim não for. “As pessoas serão tratadas como nos países de primeiro mundo. Se o tratamento não for de primeira não vale a pena dar importância à saúde bucal. Se não forem bem tratados, podem ligar para o Ministério”, disse Lula.

Fonte: Agência Brasil
Pernambuco – PE