CEO inaugurado em Caruaru-PE tem capacidade para 4 mil atendimentos por mês

A Clínica Asa Branca, inaugurada ontem em Caruaru (PE) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem capacidade para atender cerca de quatro mil pacientes por mês, informou o coordenador do Programa de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca. Segundo ele, a iniciativa beneficiará não só o povo de Caruaru “mas também todos os municípios que fazem parte do agreste pernambucano, que passam a ter acesso às informações, aos diagnósticos precoces e ao tratamento imediato das lesões de câncer bucal”.

A unidade, que começou a funcionar ontem (11), é especializada em prevenção e tratamento de câncer bucal e nasceu de um convênio entre o governo federal, a Faculdade de Odontologia de Caruaru e as prefeituras de cerca de 50 municípios próximos à região. A criação da clínica faz parte de uma série de ações promovidas pelo governo federal por meio do programa Brasil Sorridente, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Somente em 2002, mais de 3.500 brasileiros morreram em decorrência do câncer bucal. De acordo com Pucca “esta é uma doença que pode ser prevenida com um diagnóstico que deve ser feito muito facilmente e, que por falta de acesso, as pessoas não fazem”.

O coordenador relatou, ainda, que as vítimas desse tipo de câncer na maioria dos casos são homens acima de 40 anos, que consomem bebida alcoólica ou são fumantes crônicos e que estão constantemente expostos ao sol. “Nós os chamamos de excluído brasileiro, que não têm acesso à informação e nem ao tratamento”, afirmou. Com esse programa, segundo ele “nós não ficaremos mais aguardando as pessoas chegarem ao dentista. Nós vamos atrás desses casos, inclusive, fazendo visitas domiciliares. Os acadêmicos farão palestras e a pessoa que precisar de atendimento será deslocada para a clínica”.

A Clínica Asa Branca é um dos 130 centros especializados odontológicos inaugurados pelo governo federal desde outubro de 2004. Os locais escolhidos têm como pré-requisito a maior probabilidade de aparecimento de câncer bucal entre a população. “O governo federal está repassando os recursos diretamente para os municípios implementarem as equipes. Nós já estamos passando de nove mil equipes municipais, o que representa uma população atendida de mais de 47 milhões de brasileiros”, contou.

Fonte: Agência Brasil

Pernambuco – PE