Dia Mundial do Cirurgião-Dentista: Odontologia brasileira é destaque em quantidade e qualidade no cenário internacional

Nesta sexta-feira, 3 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Cirurgião-Dentista, data em que todo o globo volta os olhos para os profissionais da Odontologia e seu importante papel nos cuidados com a saúde bucal da população. O Sistema Conselhos de Odontologia, composto pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia de todo país, evidencia a relevância da Odontologia brasileira, que é destaque no cenário internacional pela quantidade de profissionais, assim como pela qualidade dos serviços prestados e alto nível da produção científica e acadêmica.

O Brasil é o país com o maior número de cirurgiões-dentistas no mundo, tendo ultrapassado a marca de 448 mil inscritos em todo o país, como apontam as estatísticas de registros profissionais compiladas pelo CFO. São profissionais que atuam dentro de clínicas e consultórios, seja no setor público ou no privado, levando mais saúde, autoestima e dignidade à população brasileira. Eles também ocupam posições importantes nas áreas acadêmica e científica, contribuindo ainda com diversos projetos para desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao setor odontológico.

Os cirurgiões-dentistas brasileiros também se destacam pelo perfil altamente voltado à capacitação e aperfeiçoamento profissional. As estatísticas do CFO indicam que os profissionais com inscrição ativa possuem mais de 153 mil especialidades registradas, sendo que Ortodontia, Implantodontia, Endodontia e Prótese Dentária são as áreas com maior número de inscritos. No total, são 24 as especialidades da Odontologia regulamentadas no Brasil.

Produção científica em destaque
A Odontologia também coloca o Brasil em posição de destaque no cenário internacional quando o assunto é produção científica. Considerando-se o período entre 1996 e 2024, o país figura em segundo lugar em número de publicações no SCImago Journal & Country Rank, portal que disponibiliza um ranking internacional sobre produção de periódicos e indicadores científicos.

As estatísticas mostram que, na área da Odontologia, no período avaliado, o Brasil foi responsável pela publicação de 39,3 mil documentos científicos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, com 77,6 mil, e ultrapassando a produção científica de países como Reino Unido, Japão, China e Alemanha.

Melhores faculdades do mundo
As faculdades de Odontologia brasileiras também aparecem entre as melhores do mundo, sendo que, apenas neste ano de 2025, foram classificadas em posição de liderança em dois importantes rankings internacionais.

A graduação em Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), representada pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), pelo Centrinho do HRAC (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais), pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e pela Faculdade de Odontologia (FO), foi classificada em primeiro lugar no EduRank 2025, que brange 14.131 universidades de 183 países. A Unesp (Universidade Estadual Paulista), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também destacaram-se no ranking internacional.

A USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) também aparecem entre as 50 melhores universidades de Odontologia do mundo no QS World University Rankings. A USP foi classificada em 13º lugar, a Unicamp em 26º e a Unesp ocupou a 39ª posição no ranking que é publicado pela Quacquarelli Symonds (QS) do Reino Unido e avalia as universidades com base em critérios, como reputação acadêmica, reputação com empregadores, citações por docente, proporção de docentes e estudantes internacionais, entre outros.

Datas comemorativas
O Dia Mundial do Cirurgião- Dentista foi escolhido em referência à criação do primeiro curso de Odontologia do mundo, neste mesmo dia em 1840, na Baltimore College of Dental Surgery, localizada nos Estados Unidos. A data é comemorada em diversos países em todo o mundo.

O Dia Nacional do Dentista é comemorado em 25 de outubro devido à assinatura do Decreto nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Esta data foi oficializada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A celebração também coincide com o Dia Nacional de Saúde Bucal, instituído pela Lei Federal nº 10.465/2002.