Na Mídia: CFO leva esclarecimentos à população sobre efeitos das canetas emagrecedoras na saúde bucal

Folha de S.Paulo publicou reportagem sobre o tema e consultou Conselho Federal de Odontologia sobre os cuidados a serem tomados para redução dos impactos dos medicamentos nos dentes e na cavidade oral como um todo.

Pacientes que fazem uso de medicações à base de semaglutida e tirzepatida, princípios ativos das chamadas “canetas emagrecedoras”, comumente relatam efeitos colaterais que podem afetar a saúde bucal. Essa questão foi tema de recente reportagem publicada pela Folha de S.Paulo.

 

O jornal consultou o Conselho Federal de Odontologia (CFO) para entender como esses medicamentos podem afetar a saúde dos dentes e quais são as principais formas de prevenção. A conselheira federal Bianca Zambiasi, doutora em Dentística Restauradora, concedeu entrevista e destacou que entre os principais efeitos colaterais com potenciais prejuízos à saúde bucal estão a xerostomia e a erosão dentária causada por ácidos gástricos advindos de episódios de refluxo e vômito.

 

Ela também esclareceu que, apesar da baixa produção de saliva, não necessariamente o paciente terá maiores índices da doença cárie, uma vez que essa depende de vários fatores como maior proliferação bacteriana e ingestão de carboidratos fermentáveis, associados a maus hábitos de higiene bucal e não uso dos cremes dentais fluoretados.

 

A conselheira ainda destacou a importância de os pacientes procurarem pelo acompanhamento odontológico assim que iniciarem os tratamentos com semaglutida e tirzepatida, para que possam receber orientações de prevenção e, assim, reduzir os impactos das medicações na cavidade oral.

 

A reportagem da Folha de S.Paulo ainda foi replicada por diversos veículos, como MSN, O Tempo, Estado de Minas, Jornal de Brasília, entre outros.

 

Confira os links abaixo:

Folha de S.Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/09/por-que-wegovy-e-mounjaro-podem-prejudicar-os-dentes-e-como-evitar.shtml

O Tempo

https://www.otempo.com.br/brasil/2025/9/3/por-que-wegovy-ozempic-e-mounjaro-podem-prejudicar-os-dentes

MSN

https://www.msn.com/pt-br/saude/other/por-que-wegovy-e-mounjaro-podem-prejudicar-os-dentes-e-como-evitar/ar-AA1LOghH

Estado de Minas

https://www.em.com.br/saude/2025/09/7241246-por-que-wegovy-e-mounjaro-podem-prejudicar-os-dentes-e-como-evitar.html

Jornal de Brasília

https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/saude/por-que-wegovy-e-mounjaro-podem-prejudicar-os-dentes-e-como-evitar/