Relações Institucionais: CFO e CFM realizam nova reunião para alinhamento de pautas de interesse da Odontologia e da Medicina

Encontro ocorreu na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília e abordou temas como o Atesta CFM, atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos de todo Brasil, e Exame Nacional de Proficiência, entre outros

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizaram, na tarde da última quarta-feira (17), nova reunião para alinhamento de pautas de interesse comum entre a Odontologia e a Medicina. O encontro ocorreu na sede do CFM, em Brasília (DF).

 

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake, foi recebido pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo, e conselheiros federais. Entre os temas abordados está o funcionamento do Atesta CFM, uma plataforma para emissão e validação de atestados médicos físicos e digitais, criada com o objetivo de combater falsificações, modernizar processos e assegurar a rastreabilidade dos documentos.

 

O CFO e o CFM abordaram também o Exame Nacional de Proficiência para as duas profissões, que deverá reforçar maior verificação da qualificação dos cirurgiões-dentistas e médicos recém-formados.

 

Durante a reunião, CFO e CFM reafirmaram também o compromisso de apoio integral à atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos, destacando ainda a importância de ações que possam contribuir na sensibilização de senadores e deputados para sua aprovação.

 

Essa é a segunda reunião realizada entre as diretorias dos dois Conselhos Federais em pouco mais de um mês. A primeira foi realizada no dia 14 de agosto, na sede do CFO, em Brasília e contou com as presenças do presidente do CFO, Claudio Miyake; do tesoureiro, Élio Silva Lucas; e do ex-presidente do CRO do Rio de Janeiro, Altair Andrade, que receberam o presidente do CFM, José Hiran Gallo. Também estiveram presentes a 2ª vice presidente do CFM, Rosylane Nascimento das Merces Rocha; o 2º secretário, Estevam Rivello Alves; o 2º tesoureiro, Carlos Magno Pretti Dalapicola; além da coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais, Gabriella Belkisse, e do coordenador jurídico, José Alejandro Bullón. O conselheiro federal do CFM pelo estado do Rio de Janeiro, Raphael Câmara, que intermediou o encontro, estava na ocasião em reunião no Senado Federal.