ALESP realiza lançamento da Frente Parlamentar pela Saúde Bucal no Estado de São Paulo

Conselho Federal de Odontologia participou de solenidade que contou com a presença de diversas autoridades e entidades representativas da Odontologia no estado e no país

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) realizou, nesta quinta-feira (22), o lançamento oficial da Frente Parlamentar Pela Saúde Bucal no Estado de São Paulo, que tem como missão fortalecer o debate, a produção legislativa e as políticas públicas voltadas à promoção da saúde bucal no estado. O evento foi coordenado pelo deputado Mauro Bragato e contou com a presença de diversas autoridades e entidades representativas da Odontologia no estado e no país. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou do evento, representado pela conselheira federal Sandra Silvestre.

 

A Frente Parlamentar Pela Saúde Bucal tem como objetivos principais estimular a criação, o apoio e o aprimoramento de projetos de lei que ampliem o acesso à saúde bucal, além de propor diretrizes para políticas públicas baseadas em evidências científicas, com foco na prevenção e no tratamento adequado das doenças bucais. Também busca sensibilizar gestores públicos sobre a importância do tema, garantindo sua inclusão nos planos e orçamentos do governo estadual, e apoiar programas de prevenção, diagnóstico e tratamento, sempre fundamentados nas melhores práticas científicas e adaptados às necessidades da população paulista.

 

“A saúde bucal é muitas vezes negligenciada nas políticas públicas, mesmo sendo determinante para a saúde geral das pessoas. Queremos mudar essa realidade com ações efetivas, projetos de lei e parcerias com quem entende do tema: universidades, profissionais da área, conselhos de classe e os municípios”, destaca o deputado Mauro Bragato, coordenador da Frente Parlamentar.

 

Criada oficialmente por meio de ato publicado dia 25 de abril, a Frente Parlamentar é composta por um total de 25 deputados e se propõe a ser um espaço de articulação entre o Poder Legislativo, a sociedade civil e as entidades representativas da Odontologia. A conselheira federal Sandra Silvestre destacou a importância da iniciativa, durante sua fala na mesa solene do evento.

 

“O Brasil é o país com o maior número de cirurgiões-dentistas do mundo e destaca-se pela qualidade da nossa Odontologia. Queremos ser destaque também em Saúde Bucal no setor público e iniciativas como essa, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de criação da Frente Parlamentar Pela Saúde Bucal, são fundamentais para alcançarmos esse objetivo”, pontuou a conselheira Sandra Silvestre, que também representou o presidente do CFO, Claudio Miyake.

 

O coordenador-geral de Saúde Bucal, o cirurgião-dentista Edson Hilan Gomes de Lucena, também prestigiou o evento: “A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, que completou 20 anos, é um marco civilizatório para a odontologia pública. Apresenta diversos desafios e uma ação como essa, como a Frente Parlamentar pela Saúde Bucal, é histórico e extremamente importante para seguirmos avançando. É um espaço de articulação intersetorial, de proposições, de monitoramento e fiscalização do cumprimento do direito à saúde. Vai promover o diálogo com a sociedade. Portanto, essa é uma iniciativa que vai fortalecer a Saúde Bucal no SUS”, pontuou.

 

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) foi representado pelo conselheiro Marco Manfredini, que representou presidente Rogério Adib Kairalla. Ele elogiou a iniciativa do deputado Mauro Bragato e dos outros 25 deputados na criação da Frente Parlamentar, destacando a importância do aumento da participação dos gastos em Saúde Bucal no orçamento da Saúde do governo estadual, a necessidade da designação imediata de uma coordenação estadual de saúde bucal, assim como de coordenadores regionais. “Há também a necessidade de uma articulação entre as três esferas do governo, federal, estadual e municipal, no sentido de que haja uma melhoria na qualidade do cuidado prestado à população no estado. Quero destacar também a importância da presença do CFO e da APCD na Frente Parlamentar de Saúde Bucal, pois a união das entidades fortalecerá seu funcionamento”, ressaltou.

 

Mesa solene

Também compuseram a mesa solene do evento: Marta Lopes de Paula Cipriano, coordenadora municipal de saúde bucal da cidade de SP, representando o secretário Luiz Carlos Zamarco; Anis Ghattás Mitri Filho, presidente da AHOSP (Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo); Raul Guimarães, reitor da Unesp. A USP foi representada pela Profa. Dra. Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária; Prof. Giulio Gavini, Diretor da Faculdade de Odontologia; e Prof.ª Dr.ª Fernanda Campos De Almeida Carrer, Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Formulação de Políticas Públicas de Saúde Bucal.

 

Ainda na mesa solene estavam Wilson Galhego, do Projeto Sorriso Feliz; Celso Zibovinski, representando a ABRASBUCO (Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva); Prof. Dr. Paulo Henrique Braz da Silva, representando a ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico); e Fernanda Katsuragi, nutricionista clínica, terapeuta homeopata, professora universitária de Nutrição Clínica e Terapias Integrativas.

 

Outras entidades representadas

Também estiveram no evento Wilson Chediek, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD); Joel Sakamoto, interlocutor de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, representando o secretário Eleuses Paiva; e Patrícia Garcia, diretora da Faculdade de Odontologia da UNESP Araraquara, além de vereadores de diversos municípios paulistas e outras autoridades.