Homenageados são servidores com mais de 40 anos de atuação junto ao CFO e profissionais cujas trajetórias são importantes para a Odontologia brasileira

O Conselho Federal de Odontologia realizou, no dia 23 de abril, em Brasília (DF), um evento solene em celebração ao aniversário de 61 anos, oficialmente comemorado no dia 14 de abril. Durante a cerimônia, foram feitas homenagens a funcionários que possuem trajetórias marcadas em favor da autarquia e a profissionais cujos nomes são reconhecidos pelo importante trabalho na Odontologia brasileira.
A mesa solene foi composta pelo presidente do CFO, Claudio Miyake, a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; a coordenadora Geral de Saúde Bucal, Doralice Severo da Cruz; o presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ailton Coelho de Ataíde Filho; o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Anselmo Dantas; o presidente do CRO da Paraíba, Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, representando todos os Conselhos Regionais de Odontologia do país, e Swedenberg do Nascimento Barbosa, representando os homenageados da noite.
O presidente do CFO, Claudio Miyake, abriu a cerimônia e agradeceu o apoio das entidades representativas da Odontologia no país. “Temos atuado diariamente para promover uma maior integração entre a classe porque acreditamos que, com união e trabalho, teremos uma Odontologia cada vez mais valorizada no país. A data de hoje é de comemoração por todas as conquistas que já alcançamos juntos e também de homenagens a pessoas que merecem ser reconhecidas por contribuírem com a construção da história do CFO e da Odontologia no Brasil nestes 61 anos”, ressaltou.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila, o secretário-geral, Roberto Souza Pires; e o tesoureiro, Élio Silva Lucas e dos demais conselheiros federais. Os presidentes e representantes dos 27 Conselhos Regionais de Odontologia de todo país também prestigiaram o evento.
A solenidade contou ainda com as presenças de Celso Russo, presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Nacional; Liana Pinheiro, presidente da AcBO (Academia Brasileira de Odontologia); Soo Young Kim Weffort, presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO); Gabriel Matos, presidente da ABOFM (Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares); Vânia Fontanella, representando a ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico); Alexandre Castro, representando a SOBRACIBU (Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial); e Rodrigo Antonio de Medeiros, representante da SBDOF (Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial).
Homenagem a funcionários do CFO
Para iniciar as homenagens, foram realizadas as entregas de placas aos mais antigos funcionários do CFO, em agradecimento à dedicação e comprometimento dos mesmos. Todos foram contratados há mais de 40 anos e ainda atuam na autarquia. Confira abaixo a lista dos homenageados:
– Antonia Maria de Carvalho Belchior, homenageada por seus 45 anos de dedicação ao CFO, tendo sido admitida em 1º de fevereiro de 1980.
– Denise Marchini Molinari, completando 40 anos de trabalho no CFO, admitida em 1º de novembro de 1985.
– José Wilson Lopes, homenageado por 40 anos de casa, admitido em 1º de setembro de 1985.
– Luciano de Mendonça Costa, também com 40 anos de atuação, admitido em 1º de setembro de 1985.
– Márcio dos Santos da Silva, com 40 anos de serviços prestados, admitido em 1º de setembro de 1985.
Homenagem a profissionais de destaque na Odontologia
Para finalizar o evento, foram realizadas homenagens a profissionais que se destacam no cenário da Odontologia nacional por suas contribuições em favor da saúde bucal da população e da valorização da profissão. Confira abaixo a lista dos homenageados:
– Swedenberg do Nascimento Barbosa – Professor da Universidade de Brasília e da Escola de Governo da Fiocruz, com atuação em Saúde como Direito, Democracia e Justiça Social, com ênfase em Bioética, Ética Aplicada e Políticas Públicas. Doutor e mestre em Ciências da Saúde pela UnB (Universidade de Brasília), além de especialista em Saúde Pública. Autor de diversos artigos e livros, com destaque para estudos sobre a pandemia de covid-19 e seus impactos éticos e jurídicos sobre os trabalhadores da saúde.
– Débora Gomes Cardoso – Cirurgiã-dentista formada pela UFPA (Universidade Federal do Pará), com especializações em Odontopediatria e Saúde da Família, além de mestrado em Clínica Integrada. Atua como CEO de clínica odontológica, com experiência em atendimento pelo SUS, docência e projetos de extensão e pesquisa. Coordena voluntariamente um projeto para pacientes com fissura labiopalatal. É também campeã brasileira e vice-campeã mundial de dança esportiva em cadeira de rodas.
– Filomena Barros – Servidora pública aposentada do Senado Federal, com trajetória marcada pelo compromisso com a valorização dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal. Chegou a Brasília em 1960, formou-se em Administração pela Universidade Católica de Brasília e trabalhou no Senado de 1984 a 2014. Fundadora e atual presidente da ANATO (Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos em Odontologia), atua em defesa da categoria desde os 23 anos. Também fundou a AATO-DF e 10 sindicatos da área em diversos estados. Participou de importantes eventos da saúde pública, como a 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986) e a 1ª Conferência Nacional de Saúde Bucal. Exerceu cargos de liderança em comissões do CFO e CRO-DF, além de ter atuação voluntária no escotismo. Sua trajetória é pautada pela luta por união, participação e organização da equipe de saúde bucal no Brasil.
– Jairo Corrêa – Cirurgião-dentista formado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) em 1950, com mestrado pela USP (Universidade de São Paulo). Foi presidente do Sindicato dos Odontologistas de SP e da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Participou da fundação da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO), presidindo a entidade de 1967 a 1970 e novamente de 1989 a 2024. Ele foi representado na cerimônia pela presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO), Soo Young Kim Weffort.
61 anos do CFO
A Odontologia brasileira comemorou, no dia 14 de abril, o aniversário de 61 anos do Conselho Federal de Odontologia (CFO). A autarquia foi criada pela Lei Federal nº 4.324, de 14 de abril de 1964, e ao longo das últimas seis décadas tem atuado para promoção de avanços nos diversos âmbitos do exercício odontológico, sempre por meio de ações conjuntas com os Conselhos Regionais, que atualmente estão presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

















