
A Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI) realizou, nos dias 10 e 11 de abril, o 8º Congresso Brasileiro de Harmonização Orofacial. O evento, que ocorreu na cidade de São Paulo, foi realizado com o objetivo de promover educação, debates e networking, além de atualizar os participantes sobre as recentes técnicas e normatizações da HOF. O Congresso marcou também as comemorações dos 10 anos de existência da SBTI, entidade que registra grande relevância histórica para a HOF, importante especialidade que tem pouco mais de seis anos de homologação.
O presidente do CFO, Claudio Miyake, e o secretário-geral do CFO, Roberto Souza Pires, participaram do evento que reuniu diversos profissionais de referência da especialidade de Harmonização Orofacial no Brasil. Eles foram recepcionados pelo presidente da SBTI, Tarley Pessoa de Barros, pelo vice-presidente, Flávio Luposeli, e pelo presidente do evento, Jorge Diaz Castro. Também estiveram presentes no Congresso e participaram da solenidade de abertura o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), Rogério Kairalla, e o presidente da APCD, Wilson Chediek; além de presidentes e representantes de diversos Conselhos Regionais do país.
A grade científica do Congresso englobou os principais temas da atualidade na área de HOF, incluindo palestras e mesas redondas voltadas especialmente para os representantes de diversos Conselhos Regionais de Odontologia, como Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Sergipe.
“A Harmonização Orofacial foi instituída oficialmente pelo Conselho Federal de Odontologia no ano de 2019 e hoje é a especialidade da Odontologia que mais cresce no país. No total, são 4,3 mil profissionais inscritos junto aos Conselhos Regionais em todo o Brasil. Parabenizo à SBTI pela realização do Congresso, uma importante iniciativa que possibilita a promoção de debates mais aprofundados entre os profissionais que atuam na área de HOF”, destaca o secretário do CFO, Roberto Pires.
Fazendo parte da programação oficial, foram realizados importantes debates sobre ética, fiscalização, prontuário odontológico, assim como sobre as perspectivas das Cirurgias Estéticas Faciais.
Números do Congresso
O Congresso de Harmonização Orofacial reuniu mais de 3 mil participantes, 80 palestrantes e mais de 60 empresas com as tecnologias mais atuais do mercado de HOF e de estética orofacial.