Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sistema Conselhos de Odontologia ressalta a ascensão da mulher na sociedade e na Odontologia.
A ascensão da mulher na sociedade, em permanente evolução, já é um fenómeno irreversível. A força feminina conquistou um espaço que anteriormente era negado às mulheres e contribuiu para grandes avanços.
Hoje, as mulheres representam mais de 51,1% da população brasileira, e na Odontologia, mais de 72%, incluindo Cirurgiãs-Dentistas e profissionais técnicas e auxiliares com inscrição ativa no Brasil.
O avanço da representatividade feminina pode ser notado no crescimento em cargos de liderança. De acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton, ocupando 38% dos cargos de liderança no Brasil, as mulheres contribuem para a construção de um ambiente profissional mais igualitário, diverso e inclusivo.
Na Odontologia, a representatividade também se faz presente em grupos de estudos e pesquisas, nas lideranças políticas e sindicais, nas coordenações municipais e estaduais de saúde e na atual Coordenação-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde.
Portanto, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sistema Conselhos de Odontologia valoriza a força, a coragem e o aumento da participação feminina na odontologia com compromisso e excelência na atuação profissional.
Por Camila Melo, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br