O Conselho Federal de Odontologia (CFO) apresenta nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, os premiados à Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional (CFO-SEC-46/2020). A honraria prestigia Cirurgiões-Dentistas e autoridades que contribuíram de forma significativa no último ano para a valorização da Odontologia no Brasil. A solenidade de entrega, prevista para acontecer neste ano, tem a possibilidade de ser realizada em abril de 2021, em virtude do cenário pandêmico, (mês comemorativo de criação dos Conselhos de Odontologia).
Conforme estabelece a legislação vigente (Resolução-CFO-196/1995), a honraria contempla três categorias: A – contribuição profissional nos campos da ciência (ensino ou pesquisa); B – contribuição honorífica no plano do desempenho social, político e nos serviços; e, C – contribuição benemérita na área de doação material e/ou obras odontológicas altamente significativas para a sociedade.
Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, os nomes foram criteriosamente selecionados em processo de análise curricular, avaliação de documentação e pontuação, iniciado em 2019, por meio de Comissão permanente da Autarquia. “Esse momento é de grande valia, pois chancela a representatividade da categoria em diversas frentes e evidencia aqueles que se esforçam para validar o fortalecimento da ética odontológica nacional”, reforçou
O processo de análise desta edição da honraria foi realizado pela Comissão da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional do CFO, conduzido pelo Coordenador Samir Najjar e pelos membros João Batista Figueiredo, Nasser Hussein Fares e Zilda Fagundes Lima Oliveira, com coordenação geral de Ermensson Jorge, Coordenador-Geral das Comissões e Vice-Presidente do CFO e Tessa Botelho, Subcoordenadora das Comissões do CFO.