Professor e alunos de Odontologia produzem e doam protetores faciais para combater a COVID-19 em Cuiabá/MT

Professor e alunos de mestrado e doutorado de Odontologia da Universidade de Cuiabá (UNIC) produziram e doaram 80 protetores faciais aos profissionais de saúde para fortalecimento da luta contra a COVID-19 na rede pública de saúde. O trabalho, iniciado há duas semanas, é conduzido pelo professor e pesquisador, o Cirurgião-Dentista Alexandre Borba (CRO-MT-3126). A meta é produzir mais 100 protetores faciais.

A iniciativa, explicou o Cirurgião-Dentista, surgiu quando os alunos identificaram o movimento internacional na fabricação de protetores faciais (Face Shields), entraram em contato e sinalizaram a possibilidade de produção do material. “A produção é feita no laboratório do Hospital Geral de Cuiabá, onde trabalho é realizado em parceria com a UNIC, na área de pesquisa em impressão 3D”, esclareceu.

A impressora 3D é altamente utilizada na fabricação de pequenos ossos em cirurgias de reconstrução Buco-Maxilo-Facial. “O projeto inicial passou por adequação às características da impressora 3D à disposição, a qual foi adquirida com recursos de pesquisas. Dessa forma passamos a imprimir a estrutura dos protetores faciais (Faceshield). Em média, a fabricação de dois requer quatro horas para impressão. Até o momento, foram contempladas as unidades de saúde da rede pública na região, o Hospital Geral de Cuiabá, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Hospital Santa Helena e o Hospital Municipal de Cuiabá.

Por Camila Melo, Ascom CFO
imprensa@cfo.or.gbr