Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: Comunidade de Manaus/AM recebe cadeira Odontológica

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou nessa sexta-feira, dia 11 de outubro, em Manaus/AM, de entrega e instalação da cadeira odontológica com equipo, referente ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. Manaus ficou em 1º lugar na categoria de municípios com população acima de 300 mil habitantes, em 2015, na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal.

A cadeira ficará à disposição da comunidade local na Unidade Básica de Saúde Rural Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Tarumã Mirim. Mais de 640 famílias serão beneficiadas diretamente com o atendimento odontológico, um total de 1.795 habitantes locais na região rural. A unidade de saúde foi integralmente restaurada para receber o equipamento: equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctora para coleta de dejetos por meio de cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral. A partir de agora, o consultório odontológico está pronto para funcionamento.

Manaus é referência nacional na categoria vencedora por priorizar a excelência do atendimento odontológico prestado na rede pública de saúde nos critérios: de financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

O CFO esteve representado na ocasião pelo Coordenador da Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, Guilherme Graziani, que destacou a importância do Prêmio à população local na atual gestão da Autarquia . “O CFO acompanha a entrega e efetiva ativação do funcionamento do consultório odontológico para assegurar a chancela da missão original do prêmio, de contribuir para assistência odontológica de qualidade à sociedade. E no caso da Comunidade de Fátima esse atendimento local é ainda mais importante por conta do acesso, possível somente por meio de barco. Ou seja, a saúde bucal da rede pública está contemplada, sem a necessidade de deslocamento para grandes centros. Vale ressaltar, ainda, que no início a premiação era promovida pelo CFO por meio de parcerias, na atual gestão o Prêmio é um compromisso da Autarquia que, no ato de entrega também formaliza o termo de doação para patrimoniamento no município vencedor”, explicou.

Para o Conselheiro Tesoureiro do CRO-AM, Rozenaldo Tavares da Silva, a Premiação reflete com exatidão os esforços destinados pelos profissionais da saúde bucal, que vai muito além da própria função, é humanitário. “Como nativo de Manaus, tenho a percepção de que tudo é mais difícil quando se fala em saúde, até porque é um estado atípico geograficamente, principalmente por conta da necessidade de transporte fluvial, que dificulta o deslocamento. É comovente presenciar a possibilidade de aperfeiçoamento da assistência odontológica prestada a essa comunidade que é pobre e realmente precisa”, afirmou.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, o prêmio de autoria do Conselho Federal de Odontologia é inteligente, pois estimula o trabalho dos profissionais e premia a boa gestão. “É, sem dúvida, o reconhecimento à importância que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto confere à saúde bucal da população de Manaus”, concluiu.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br