CFO reitera necessidade de reestruturação de Centros de Especialidades Odontológicas

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reiterou a necessidade de novas políticas públicas para a reestruturação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) durante reunião do Conselho Nacional de Saúde, nos dias 10 e 11 de outubro, em Brasília/DF. A reivindicação foi feita após a apresentação de ações e perspectivas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES).

A frente da apresentação, a chefe de gabinete da SAES, Maria Inez Pordeus Gadelha, apresentou o panorama nacional da nova estrutura que entrou em vigor no dia 31 de maio deste ano. Entre os tópicos do debate estiveram o orçamento da nova secretaria, novas políticas públicas de saúde, estratégias na saúde especializada e um plano de avaliação e monitoramento de políticas anteriores.

Na oportunidade, o representante do CFO no CNS, Giancarlo de Montemór Quagliarello, destacou a situação defasada dos CEOs em todo país. “Sabemos que apenas 30% dos municípios do Brasil têm essa atenção especializada dentro da atenção básica de saúde bucal. É preciso iniciar essa reestruturação necessária, bem como fazer a ampliação dos CEOs para que tanto os Cirurgiões-Dentistas quanto à população possam ter mais qualidade no atendimento prestado e maior cobertura das especialidades ofertadas. Essa situação precisa mudar”.

Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

A SAES faz parte da nova composição do Ministério da Saúde e é voltada para a definição e coordenação dos sistemas de redes integradas de ações e serviços de atenção especializada à saúde. Na prática a secretaria faz o controle da qualidade e avaliação dos serviços especializados disponíveis pelo SUS, como padrões técnicos em atendimentos, atenção hospitalar e domiciliar.

Por Werveson Ferreira e Michelle Calazans, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br