Validação de diploma e saúde no âmbito do Mercosul serão debatidas em fórum promovido pelo CFO em Foz do Iguaçu

Confirmado para ocorrer nas próximas quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23, no Wyndham Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), o II Fórum de Odontologia Mercosul abordará, em palestras e debates, o reconhecimento e validação de diplomas dos profissionais de outros países no Brasil e diretrizes da saúde no bloco.

O evento é promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e reúne conselheiros regionais e federais, autoridades e demais representantes da classe para discutir o exercício e trânsito de profissionais, trâmite da revalidação de diplomas para atuação no território nacional, com atenção aos princípios e fundamentos do Mercosul.

Serão quatro palestras que abordarão importantes temas. Na abertura, dia 22, às 10h15, o tema em discussão é “Matriz mínima de trabalho em saúde”, abordado por Rafael Vaz Lopes (coordenador geral do Departamento de Regulação do Trabalho em Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, do Ministério da Saúde/MS) e Arthur de Oliveira e Oliveira (consultor técnico do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, da SGTES, do Ministério da Saúde/MS).

Ainda no dia 22, às 14h, A professora e doutora em odontologia Maria Virga, da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, discorre sobre o tema “Estágio atual do Mercosul e validação de diplomas nos demais países membros”.

Em seguida, por volta de 16h, Eliane Feres, consultora especialista na área de tecnologia da informação e coordenadora da plataforma Carolina Bori – Sistema de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros do Ministério da Educação, ministrará a palestra “Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros no Brasil”.

Já na sexta-feira, dia 23, às 8h30, está prevista a palestra “Visão atual do Mercosul na área da saúde”, proferida por Fernando Mussa Abujamra Aith, professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de SaúdePública da Universidade de São Paulo – FSP/USP.). Ele é doutor em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O FÓRUM