A partir de agora, qualquer pessoa pode consultar os endereços dos serviços odontológicos públicos de maneira simplificada pelo smartphone. A novidade faz parte da última atualização do aplicativo Conecte SUS Cidadão, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e conta com o apoio institucional dos Conselhos de Odontologia para expandir a divulgação.
O secretário de Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara, explica que a medida é a resposta do Ministério da Saúde a uma demanda dos usuários do SUS. “Era muito comum que pacientes tivessem dificuldade em encontrar pela internet as unidades de saúde que oferecem tratamento bucal. Agora, essa informação pode ser acessada em segundos”, comemora.
Para utilizar a funcionalidade, é necessário abrir o aplicativo, ativar a geolocalização, clicar em SERVIÇOS e, depois, em SAÚDE BUCAL. Lá, você seleciona a distância em que quer pesquisar (com alcance de até 100 km) e o app mostra os resultados em ordem: do mais próximo ao mais distante.
Além disso, os usuários podem acessar a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Casaps) – Versão população pelo aplicativo. O documento permite verificar qual tipo de oferta em saúde bucal há em cada estabelecimento. Para a melhor funcionalidade da ferramenta, a Saps recomenda que os gestores mantenham atualizadas as informações sobre estabelecimentos, equipes e profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A informação do Conecte SUS sobre saúde bucal vem desses registros.
Como o momento atual da pandemia trouxe modificações na oferta de cuidado, em caso de dúvidas ou de dados desatualizados, os usuários devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde dos respectivos municípios. Já os gestores e profissionais de saúde podem consultar a Nota Técnica nº3-CGSB/Desf/Saps/MS, sobre a reorganização da atenção odontológica no contexto da pandemia.
O app está disponível para download em aparelhos Android e iOS e também pode ser acessado pelo computador, por meio deste link.
O aplicativo
O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo do Ministério da Saúde que reúne, de forma personalizada, diversas informações dos pacientes, como consultas, medicamentos, exames e vacinas – inclusive a de covid-19. O usuário cadastra o próprio CPF e, assim, reúne seu histórico de saúde em um só lugar.
Dessa forma, a continuidade de tratamentos em unidades de saúde ou cidades distintas – ou ainda quando o atendimento é combinado entre as redes pública e privada – é facilitada, além de ter a visualização mais acessível. O Conecte SUS faz parte da RNDS, cujo objetivo é ser uma estratégia integradora da informação em saúde no Brasil e atender às necessidades da população.
Por Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde