Setembro Verde: “Esforço da categoria com biossegurança em Odontologia é primordial”, afirma Presidente do CFO

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, reforçou, na noite dessa terça-feira, 1ª de setembro, a importância dos esforços destinados para intensificar os cuidados com a biossegurança em Odontologia, em cerimônia online de abertura da Campanha de Conscientização da Biossegurança em Odontologia (SETBIO 2020) – Setembro Verde. É o segundo ano consecutivo que os Conselhos Federal e Regionais de Odontologia apoiam a mobilização da América Latina.

Para Juliano do Vale, a Campanha contribui de forma significativa para a imagem da Odontologia neste momento de pandemia e fortalece o conhecimento adquirido na formação profissional no âmbito da biossegurança em Odontologia. “A categoria representa uma das profissões em saúde mais preocupadas com a biossegurança, desde o ambiente acadêmico, o que foi intensificado pelo incentivo a pesquisas neste cenário pandêmico. Graças ao grande esforço dos profissionais de Odontologia o índice de transmissão do vírus está dentro do padrão aceitável. Os cuidados essenciais seguem fortalecidos em caráter prioritário”, afirmou.

Na ocasião, o Presidente do CFO também entregou o Prêmio “Destaque em Pesquisa no Enfrentamento à covid-19” para a Cirurgião-Dentista Karem López Ortega, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na luta contra o coronavírus. Em artigo de revisão, com publicação internacional, a Cirurgiã-Dentista questionou a indicação rotineira de bochechos pré-procedimentos à base de Peróxido de Hidrogênio com o objetivo de prevenir contra a covid-19; Karem López Ortega lidera um grupo de pesquisas que publicou outros artigos importantes sobre o tema.

A Mesa Redonda Grupo GerAção Biossegurança integrou a cerimônia de abertura, que contou também com a presença do Conselheiro Federal do CFO, o Cirurgião-Dentista Samir Najjar. Nesta edição, o Setembro Verde prevê programação gratuita online e com certificado para todo o mês com professores renomados, pesquisadores e clínicos.

A campanha é conduzida por Liliana Donatelli, consultora em Biossegurança da Cristófoli, que destacou a necessidade de união para intensificar as medidas de prevenção e controle de infecção, principalmente neste momento de pandemia, para proteger a saúde de todos durante o atendimento odontológico – Cirurgião-Dentista, equipe técnica e paciente.

CLIQUE AQUI e acesse o portal oficial da campanha.
CLIQUE AQUI e confira a cerimônia de abertura.

Confira abaixo a programação da Campanha Setembro Verde e participe:

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br