Seminário orienta cirurgiões-dentistas sobre a gripe A (H1N1)

Com o objetivo de orientar os cirurgiões-dentistas e demais profissionais de Odontologia sobre a gripe A (H1N1), o Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO), em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, promoveu nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, seminário sobre prevenção, biossegurança e encaminhamento adequado de casos suspeitos observados em consultórios odontológicos.

A iniciativa se deve ao aumento de incidência da doença no Estado e pela natureza do trabalho desses profissionais que possuem contato estreito e prolongado com o paciente.

Palestras

Érika Fernandes, coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que as profissionais de Odontologia gestantes foram afastadas temporariamente do atendimento a fim de prevenir o contágio. As grávidas apresentam uma imunossupressão natural que aumenta o risco de contaminação.

A enfermeira do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Divânia Dias falou sobre a incidência da doença. Já são 29 casos de gripe A confirmados no município.

A questão da biossegurança foi abordada pela enfermeira Zilah Cândida Pereira das Neves, chefe da Divisão de Prevenção em Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Vigilância Sanitária. Ela orientou os profissionais a adiarem os atendimentos de pacientes com sintomas de gripe e utilizar equipamentos de proteção individual adequados.

O seminário foi encerrado com a palestra da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde municipal, Cristina Laval, sobre as medidas que devem ser tomadas pelos cirurgiões-dentistas em seus consultórios no caso de pacientes com suspeita da doença. Segundo ela, o paciente deve ser encaminhado ao médico e alertado sobre a emergência do atendimento.

Rio de Janeiro – RJ