Saúde bucal tem maior investimento de todos os tempos

O investimento nos últimos dois anos na área odontológica chegou a R$ 3 milhões, com compra de equipamentos, construções de novos consultórios, além da nomeação de 283 servidores para atuarem na área.

“Pela primeira vez, o DF tem um laboratório de prótese dentária doado e credenciado pelo Ministério da Saúde. Ainda há muito que se fazer, mas a saúde bucal no DF nunca evoluiu tanto em tão pouco tempo”, informou, hoje, o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, Sérgio Timóteo da Silva Mata.

No período, 178 cirurgiões dentistas e 105 técnicos em saúde bucal tomaram posse, o que dobrou o número de funcionários, que atualmente chega a 455 e 250 respectivamente, e possibilitou a ampliação de equipes odontológicas na Estratégia de Saúde da Família (EFS) de 21 para 63.

Com o aumento do número de funcionários, todos os centros de saúde e clínicas da família passaram a oferecer serviço odontológico básico para população.

O número de Centros Especializados de Odontologia (CEOs) dobrou de cinco para dez, e os serviços de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do Hospital de Base do DF ganharam mais especialistas.

A secretaria também adquiriu 320 mil kits de higiene bucal, com escova, creme e fio dental, para serem distribuídos à comunidade por meio das unidades de saúde.

Materiais educativos como fantoches, macros modelos e escovas para uso das equipes de saúde bucal também fazem parte da política do governo atual.

OPERAÇÕES – Em 2012, foram realizados 635.832 procedimentos odontológicos na atenção básica, como restaurações, extrações, raspagem dentária e outros, e a secretaria ganhou do Ministério da Saúde uma Unidade Odontológica Móvel, que atende a população da área rural de Planaltina.

Na urgência, 32.102 pacientes foram atendidos, e, nos CEOs, 37.163 procedimentos odontológicos, como tratamentos de canal e gengiva, cirurgia oral e atendimento aos pacientes com necessidade especial, foram realizados.

Em abril deste ano, teve início o primeiro mutirão de atendimento odontológico para reduzir a demanda, e, de acordo com o gerente de Odontologia, 16.203 atendimentos e 48.570 procedimentos odontológicos foram feitos.

Entre as diretrizes principais do “Brasil Sorridente”, política de saúde bucal do governo federal, há diversas ações que visam a melhorar a saúde bucal de milhões de brasileiros.

As principais diretrizes são o fortalecimento da atenção primária por meio de equipes de saúde bucal na ESF; a qualificação da atenção especializada odontológica; a assistência na atenção terciária; a prevenção e promoção em saúde bucal; e a reestruturação e qualificação dos serviços e dos profissionais.

Fonte: www.df.gov.br/noticias/item/8647-sa%C3%BAde-bucal-tem-maior-investimento-de-todos-os-tempos.html