Profissionais de Odontologia defendem saúde e ganham prêmio em congresso internacional

Em campanha lançada em 28 de novembro de 2012, a Colgate e o CFO promoveram um concurso entre estudantes e profissionais de Odontologia valendo a participação em um curso do CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), que ocorrerá entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro deste ano em São Paulo.

Ao todo, foram mais de 180 inscritos, que enviaram sugestões relacionadas à saúde bucal. Desse total, 48 propostas foram selecionadas finalistas por uma comissão do CFO, que elegeu dentre elas as cinco mais completas. Os vencedores poderão escolher um dos 140 cursos da grade científica das especialidades odontológicas do CIOSP.

Confira abaixo as sugestões vencedoras:

1- “Uma boa saúde oral está associada ao bem-estar. Assim, os cuidados preventivos adotados devem ser diários, os quais incluem a escovação e o uso do fio dental. Com essa atitude, você impede que os problemas surjam, além de ser o método menos doloroso, dispendioso e preocupante de se tratar da sua boca. Sendo o melhor remédio a prevenção. Procure sempre o seu dentista para uma avaliação”. – Enviado por Fabíola Barone, estudante de Odontologia.

2 – “Fique ligado, escolha bem os seus alimentos e tenha uma boa higiene oral. O cuidado exige paciência, mas os resultados são fantásticos. Bebidas ácidas, como refrigerantes e energéticos, devem ser consumidas com moderação, pois causam erosão dental. Sorria sempre!”. – Enviado pela cirurgiã-dentista Maria Isabel Morais.

3 – “Dedique especial atenção à higienização oral noturna: antes de se deitar, passe o fio dental entre cada dente e realize uma escovação suave e contínua garantindo a remoção da placa bacteriana, que se aproveita da queda da produção da saliva que ocorre durante o sono, facilitando a instalação da cárie”. – Enviado pela cirurgiã-dentista Eliane Diniz.

4 – “Um sorriso abre portas. Invista em saúde bucal e abra as portas do seu sucesso!”. – Enviado pela cirurgiã-dentista Claudia Rodrigues Tostes.

5 – “Se ‘a prevenção é o melhor remédio’, então promova sua saúde, pois a vida é longa e devemos viver bem, mais e melhor. Faça regularmente uma visita ao seu dentista, pois ele é seu parceiro e lhe orientará nos cuidados e dúvidas para que você viva em pleno equilíbrio e satisfação”. – Enviado pelo cirurgião-dentista Lins Matias Caetano.

O Concurso Cultural foi uma das iniciativas propostas pela Parceria pela Saúde Bucal, firmada entre o CFO e a Colgate no ano passado com o objetivo de promover a valorização do cirurgião-dentista e da Odontologia através da conscientização à sociedade acerca da importância da saúde bucal.

Para o presidente do Conselho Federal de Odontologia,  Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, “toda e qualquer iniciativa de promoção de saúde bucal deve contar com a participação ativa dos profissionais de odontologia. É preciso sempre unir forças para conseguirmos sucesso na prevenção de doenças”.

No portal da Parceria pela Saúde Bucal estão disponíveis valiosas informações voltadas não somente aos cirurgiões-dentistas como também à população de modo geral.