Em cerimônia, cirurgiões-dentistas e gestores reafirmam necessidade de investimento no atendimento odontológico no país

Marcada pelo reconhecimento aos municípios brasileiros que valorizam o atendimento de saúde bucal de seus moradores, a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal realizada na noite dessa terça-feira, dia 30, em Brasília teve como destaque, entre outros aspectos, um ponto em comum: a importância da odontologia e a necessidade de ampliar o serviço no sistema público de saúde brasileiro.

Ao todo, foram homenageados 15 municípios que mais se destacaram na oferta do serviço gratuito à população. Os vencedores do prêmio foram: Curitiba (PR), na categoria acima de 300 mil habitantes; São Sebastião (SP), entre os municípios que possuem 50.001 a 300 mil habitantes; e Naviraí (MS), entre as cidades com até 50 mil habitantes.

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DA SOLENIDADE DE ENTREGA DO PRÊMIO 

As cidades vencedoras em três categorias receberam do Conselho Federal de Odontologia (CFO), responsável pelo prêmio, uma Cadeira e Equipo Odontológico Completo. Os demais receberam certificados e troféus. Membros do CFO, dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) de todo o país, autoridades federais, estaduais e municipais prestigiaram a solenidade. “Temos, enquanto CFO e CROs [Conselhos Regionais de Odontologia], assumido o papel de fortalecer, incentivar e ajudar na construção de políticas públicas de saúde bucal. Sabemos que municípios, Estados e União enfrentam problemas na aplicação dos recursos para atingir o objetivo, que é o atendimento à comunidade. Mas, atuamos juntos e somos parceiros em superar essas dificuldades com trabalho, planejamento e estratégias”, afirmou o presidente do CFO, cirurgião-dentista Juliano do Vale.

Para ele, o significado do prêmio não se resume apenas ao reconhecimento. “O significado que esse prêmio tem para a odontologia é a construção de um país melhor, mais justo e que proporcione acesso á saúde pública de qualidade aos nossos irmãos brasileiros. Trabalhamos pela odontologia. Apoiamos incondicionalmente o que é bom para os cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares.”

Ele fez questão de parabenizar os gestores que representavam os 15 municípios selecionados nacionalmente. “Aqui há uma parcela pequena representando a maior parte dos gestores do Brasil. Ressaltamos aqui o compromisso e comprometimento de todos vocês, mesmo com as dificuldades que existem, são exemplo e referência para todo o Brasil”, afirmou. “O prêmio é dedicado aos seus municípios, mas nós cirurgiões-dentistas que estamos sendo premiados por poder contribuir com o trabalho de vocês executando o que há de melhor, que é oferecer atendimento digno aos cidadãos brasileiros”, afirmou.

Falando em nome dos presidentes dos conselhos regionais, Outair Bastazini, presidente do CRO-RJ, ressaltou a importância do cirurgião-dentista para a saúde pública. “Dentista salva vidas. Uma pesquisa recente apontou que 60% doenças cardiovasculares tem origem na boca. Diante disso, considero o prêmio fundamental para o reconhecimento dos cirurgiões-dentistas do país”, argumentou. Ele parabenizou o sistema CFO e os gestores pela premiação. “É um reconhecimento aos que oferecem atendimento de qualidade para cidadãos carentes que não podem pagar o atendimento particular. É nossa missão como profissionais de saúde. O empenho de cada um é uma atitude de amor ao próximo, aos nossos irmãos”, destacou.

INVESTIMENTO EM SAÚDE

Representante do Ministério da Saúde no evento, a coordenadora nacional de saúde bucal Livia Maria Almeida Coelho de Souza parabenizou o CFO e CROs pelo reconhecimento aos municípios que inventem no atendimento odontológico. “A premiação é importante para o fortalecimento da prestação de saúde pública brasileira, é o reconhecimento dos profissionais. É uma brilhante iniciativa do CFO e dos CROs, que estão à frente da luta pela melhoria da política pública de saúde bucal no Brasil.”

Outra autoridade federal que prestigiou a cerimônia foi o deputado federal Luciano Ducci, que é membro e representou a Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso. “Atendimento pleno se faz com parceria entre órgãos públicos, entidades, todos juntos atuando em prol do cidadão. Sozinho o município não consegue montar uma estrutura de atendimento de qualidade. Por isso, é importante essa parceria com entidades como CFO e CROs”, disse, ao lembrar que em 2012 recebeu o prêmio quando era prefeito de Curitiba. “Este prêmio é um estímulo à saúde bucal no país, estimulam as equipes”, concluiu.

OS MUNICÍPIOS

Vencedora na categoria acima de 300 mil habitantes, Curitiba foi representada pela secretária de Saúde, Márcia Huçulak. Ela destacou os investimentos feitos pelo município na odontologia. “É honra e alegria para nós recebermos esse prêmio. Nos estimula e nos gratifica a fazer mais e melhor. Temos feito os maiores investimentos na área de saúde, na saúde bucal. Essa premiação tem a ver como a construção de redes de atendimento, participação da comunidade e políticas públicas que têm objetivo de oferecer atendimento aos cidadãos. Esperamos mais recursos para poder implementar mais ações e iniciativas que melhorem o atendimento”, disse, ao representar o prefeito Rafael Greca.

Já o prefeito Felipe Augusto, de São Sebastião (SP), município que venceu na categoria 50.001 a 300 mil habitantes, ressaltou a importância dos investimentos nos municípios. “É um prêmio a todos que se dedicam a um país melhor. Para nós investir na saúde foi um tremendo desafio, mas superamos. Ampliamos de 18 para 22 as equipes de saúde. Ofertamos atendimento odontológico 24h. Implantamos a odontologia hospitalar. Nossos cirurgiões-dentistas atendem nas UTIs. Por tudo isso, para nós é uma alegria receber o prêmio, este estímulo. Parabéns ao CFO, aos CROs e contem com gestores públicos empenhados em defender a saúde bucal neste país”, disse.

O prefeito José Izauri de Macedo, de Naviraí (MS), vencedor entre as cidades com até 50 mil habitantes, falou com entusiasmo sobre a conquista. “Naviraí superou cidades de grande porte diante de um cenário e contexto adversos das administrações públicas com escassez enorme de recursos. É motivo de grande honra para nós, uma grande vitória”, disse. “Para chegar a esta conquista houve muito trabalho, acolhimento e dedicação dos servidores, da gestão de Naviraí, um grandioso trabalho. Investimos, de fato, em saúde pública, em saúde bucal”, complementou. Ele fez reconhecimento especial ao CFO pelo prêmio. “Agradecemos na oportunidade o CFO por Naviraí estar sendo reconhecida na capital federal por seu trabalho. Continuaremos buscando alternativas e estratégias para a população carente que anseia por atendimento de qualidade”, finalizou.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Durante a solenidade o CFO fez reconhecimento especial aos membros da Comissão de Políticas Públicas de Saúde da autarquia, responsável pelo julgamento e escolha dos premiados. Para se chegar aos nomes dos vencedores houve um processo de análise das informações. E as prefeituras tiveram de comprovar, com documentos, os dados relatados aos conselhos regionais no momento da inscrição do prêmio. Para serem classificados, os gestores tiveram de se enquadrar em requisitos como, por exemplo, manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuir Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar.

O presidente da comissão, o cirurgião-dentista Guilherme Fernandes Graziani, agradeceu ao CFO e os membros da equipe pelo trabalho técnico que culminou com a escolha dos classificados. “A comissão é formada por equipe técnica, com experiência e todos com atuação no SUS. Isso é importante ser destacado. Essa comissão foi fundamental para o prêmio, que tem importância de valorizar a profissão e o serviço na área pública. Trabalhamos pelo resgate da valorização dos profissionais e estimular os municípios e a equipe que está na ponta do atendimento, exercendo o trabalho”, finalizou. Também foram agraciados com certificado os demais membros da comissão Gabriela da Silveira Gaspar, José de Figueiredo Loureiro Júnior, Kátia Born Ribeiro, Paulo Capel Narvai, Maria das Graças Guerreiro Pereira e Sérgio D’Avila Lins Bezerra Cavalcanti.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO PRÊMIO

Municípios até 50.000 habitantes
1º – Naviraí (MS)
2º – Ibiporã (PR)
3º – Porto Real (RJ)
4º – Alhandra (PB)
5º – Três Passos (RS)

Municípios de 50.001 a 300.000 habitantes
1º – São Sebastião (SP)
2º – Cascavel (PR)
3º – Resende (RJ)
4º – Chapecó (SC)
5º – Sorriso (MT)

Municípios acima de 300.001 habitantes
1º – Curitiba (PR)
2º – Diadema (SP)
3º – Florianópolis (SC)
4º – Manaus (AM)
5º – Pelotas (RS)