Prefeituras premiadas

São Gonçalo do Amarante (CE), Horizonte (CE), Estância (SE) e Aracaju (SE). Estes são os municípios vencedores do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia edição 2009/2010.

O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira 19 de março, após avaliação feita pela comissão responsável, na sede do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em Brasília.

A foto registra o momento em que a Comissão para Análise dos Municípios Candidatos ao Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia, presidida pelo conselheiro federal Mário Tavares Moreira Júnior (terceiro a partir da esquerda), concluiu seu trabalho.

A partir desta edição, o Prêmio passa a ser dividido em três faixas populacionais: até 50 mil habitantes; entre 50 mil e 300 mil habitantes; e acima de 300 mil habitantes.

Até 50 mil habitantes

São Gonçalo do Amarante (CE) foi o vencedor na categoria até 50 mil. Nas demais posições, ficaram os municípios de Ceres (GO), em segundo; Extrema (MG), em terceiro; Cruzeiro do Oeste (PR), em quarto; e Pedras do Fogo (PB), em quinto.

Entre 50 mil e 300 mil

Na categoria entre 50 mil e 300 mil habitantes, o prêmio foi dividido entre Horizonte (CE) e Estância (SE). Em terceiro, quarto e quinto lugares ficaram, respectivamente, Rio do Sul (SC), Pará de Minas (MG) e Resende (RJ).

Acima de 300 mil

Aracaju foi o vitorioso entre os municípios com população acima de 300 mil habitantes. Na sequência, a colocação ficou assim: Florianópolis (SC), em segundo; Foz do Iguaçu (PR), em terceiro; Fortaleza (CE), em quarto; e Anápolis (GO), em quinto.

Os municípios colocados entre o segundo e o quinto lugares receberão Menção Honrosa.

No total, concorreram este ano 26 municípios de 14 Estados.

A entrega da premiação, que inclui um consultório odontológico fornecido pela empresa Dabi Atlante, será no dia 23 de abril, no Rio de Janeiro, durante a solenidade de aniversário dos Conselhos de Odontologia.

A Comissão para Análise dos Municípios Candidatos ao Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia é composta também pelos seguintes membros: Maria Rita Ibañez de Lemos (RS); Marlio Ximenes Carlos (CE); Moizés Pereira dos Santos (AP); Marcos Benedito Fava (MT); César José Campagnoli (PR); Augusto Tadeu Ribeiro Santana (SE) e Marco Antonio Manfredini (BA).

Participantes

A seguir, a lista completa dos municípios participantes:

Bahia: Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.

Ceará: Horizonte e Fortaleza.

Goiás: Anápolis e Ceres.

Mato Grosso: União do Sul.

Minas Gerais: Pará de Minas e Extrema.

Pará: Castanhal e Canaã dos Carajás.

Paraíba: Pedras de Fogo e Cabedelo.

Paraná: Foz do Iguaçu e Cruzeiro do Oeste.

Pernambuco: Salgueiro.

Piauí: Piriri.

Rio de Janeiro: Resende.

Rio Grande do Norte: Macaíba e Canguaretama.

Santa Catarina: Florianópolis, Rio do Sul e Urussanga.

Sergipe: Aracaju, Estância e Canindé do São Francisco.