Perfil do CD será lançado em janeiro

Será lançada em janeiro de 2010 a publicação “Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista brasileiro”. Desenvolvido pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e Observatório de Recursos Humanos em Odontologia da FO/USP, este projeto contou com a colaboração de entidades odontológicas, do Capes-MEC, da Receita Federal e do IBGE.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) teve uma participação decisiva no fornecimento de dados nacionais sobre a profissão. A ABO Nacional, a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) e a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) também colaboraram ativamente com a pesquisa.

No dia 15 de outubro, na Faculdade de Odontologia da USP, foram apresentados os primeiros resultados da pesquisa. O projeto levantou dados como o número de cirurgiões-dentistas em atividade no Brasil, sua distribuição geográfica, formação educacional e renda, além de diversos outros indicadores. A expectativa é que essas informações contribuam para o planejamento e a implementação de políticas de formação e inserção profissional no campo da saúde bucal.

O projeto, que começou em agosto de 2008, deverá cobrir cerca de 1 ano e quatro meses.

Confira aqui os primeiros resultados do “Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista brasileiro”, divulgados no dia 15/10 pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e o Observatório de Recursos Humanos em Odontologia da FO/USP.