Odontologia Suplementar: Indicador de acidente de trabalho começa a fazer parte das Guias de Tratamento Odontológico

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) contribuiu, dia 18 de julho, no Rio de Janeiro, para a aprovação do indicador de acidente de trabalho na Guia de Tratamento Odontológico (GTO). A aprovação se deu durante reunião no Grupo Técnico de Conteúdo e Estrutura e Conteúdo do Comitê de Padronização das Informações na Saúde Suplementar (COPISS) na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para o representante do CFO na ANS, Cleso André Guimarães Junior, a aprovação do indicador é um grande passo para a Odontologia do Trabalho na Odontologia Suplementar. “A presença deste indicador na GTO permite uma maior qualidade do serviço e ampliação do mercado de trabalho odontológico, visto que a maior causa de ausências do trabalho nas empresas é de origem odontológica”, explica.

A presença do indicador também permitirá a repetição de trabalhos caso haja interação entre a repetição e o acidente. Cerca de 85% dos planos Odontológicos são do tipo coletivo empresarial, que presta assistência à saúde dos funcionários da empresa contratante.

Na ocasião foram discutidos também os casos de glosa, onde foi proposto que em todos os demonstrativos de análise de conta, inclusive no recurso de glosa, haja a definição da data de pagamento o que permitirá um controle por parte do prestador sobre o fluxo de recebimento das operadoras.

A presença do indicador de acidente no trabalho na GTO foi uma proposta recebida pela ANS durante um encontro em Natal/RN, em que se discutiu a regulação da saúde suplementar. A proposição foi amplamente discutida pelos membros do Grupo Técnico de Estrutura e Conteúdo, do qual o CFO faz parte, em maio deste ano e é uma continuidade de trabalho conjunto para a valorização da Odontologia na saúde suplementar.

Por Werveson Ferreira, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br