Fórum sobre Odontologia no Mercosul, hoje

CFO, CROs, entidades odontológicas e instituições de ensino têm um encontro marcado nesta sexta 30, em Foz do Iguaçu, no I Fórum Sobre o Exercício Profissional da Odontologia no Mercosul.

Mecosul-verticalDar conhecimento e discutir o conjunto dos acordos firmados pelos países membros do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul) e esclarecer sobre o exercício profissional em saúde nesse contexto. Esta é a meta do I Fórum Sobre o Exercício Profissional da Odontologia no Mercosul, que está sendo realizado hoje.

Promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), com apoio dos 27 Conselhos Regionais de Odontologia, o encontro reunirá, além de conselheiros federais e regionais, diversos membros de entidades odontológicas e de instituições de ensino.

A parte da manhã do evento será dedicada a palestras de representantes do Ministério da Saúde (Diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho na Saúde), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Programa Latino-Americano de Convergência no Ensino Odontológico (PLACEO).

Experiências fronteiriças

Na segunda metade do dia, seis presidentes de CROs – AM, MS, PR, RR, RS e SC – apresentarão suas “experiências fronteiriças relacionadas ao exercício profissional”. Em seguida, será aberto o debate com os participantes.

Ao final, serão apreciadas as sugestões a serem encaminhadas ao Ministério da Saúde sobre a Matriz Mínima de Registro de Profissionais de Saúde do Mercosul.

Livre circulação de mercadorias, capitais e serviços

Bloco com característica de União Aduaneira, com tarifas de importação e exportação comuns, o Mercosul tem como proposta de ação a livre circulação de mercadorias, capitais e serviços. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do que fez o Mercado Comum Europeu.

São países membros do Mercosul Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia participam até o momento como países associados . Atualmente, os países membros do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

Para mais informações , clique em www.mercosul.gov.br.

Inscrições

As inscrições para o I Fórum Sobre o Exercício Profissional da Odontologia no Mercosul encerraram-se no último dia 9 de abril.

Reserva de hotéis

A organização do evento fez uma parceria com a Charm Iguassu Agência de Viagens e Turismo, que está autorizada a vender pacotes para o Fórum. Para reserva de hotéis e outros serviços afins, visite a página http://www.iguassucharmsuites.com.br/odonto/index.html ou ligue para (45) 3027-5624/5623.

Baixe aqui:

| Programa completo (PDF)

| Matriz Mínima de Registro de Profissionais de Saúde do Mercosul – manual de orientação elaborado pelo Fórum Permanente Mercosul para o Trabalho em Saúde

| Fique por dentro: Odontologia no Mercosul

Marcelo adiciona na notícia do Fórum a agência de turismo que está vendendo os pacotes para o fórum.