Odontologia adota reciclagem

Garrafas pet, sacas de farinha, latas e papel são alguns materiais recicláveis que podem ser utilizados na confecção de objetos destinados a atividades educativas na área de Saúde Bucal. Foi isso que aprenderam, ontem de manhã, técnicos e auxiliares em Saúde Bucal na Oficina de Confecção de Material Educativo e de Higiene Bucal com Material Reciclável. A atividade é parte da programação da 1ª Jornada Paraense de Profissionais Auxiliares de Odontologia, promovida pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PA) em sua sede.

A oficina foi ministrada pela cirurgiã dentista Débora Cardoso, professora do Curso de Técnico em Saúde Bucal da ABO-PA e profissional da Estratégia Saúde da Família (ESF), com auxílio da cirurgiã-dentista Nicole Vinagre.

Débora mostrou aos participantes alguns dos inúmeros objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis. Bastando ter criatividade e boa vontade, é possível transformar garrafas pet em modelos de dentes, porta escova e porta fio dental, e tornar uma saca de farinha desfiada em fio dental alternativo.

Segundo Débora, o uso de materiais recicláveis é fundamental em atividades voltadas às comunidades carentes, cujas famílias não dispõem de recursos para comprar escova de dente e muito menos fio dental.

Também é possível confeccionar brinquedos educativos como boliche de latas, dominó de caixas de fósforo, teatrinho com caixa de sapato e fantoches com palito de churrasquinho, canudinho e papel. Para a confecção de alguns produtos são necessários outros materiais, como tintas, EVA e esponja, tudo dentro das possibilidades do profissional.

O porta escova de garrafa PET, por exemplo, é importante para guardar as escovas de dentes da família, para que não fiquem expostas ou em contato umas com as outras, o que pode contribuir para infecção. Outro uso importante é em creches, para que as escovas das crianças não fiquem misturadas.

Para a confecção do fio dental alternativo, Débora explicou que “basta pegar uma saca de farinha de plástico, deixar de molho por um dia em água com hipoclorito para desinfetar, desfiar e, em seguida, colocar os fios em água fervente. Depois disso, é só colocar os fios num porta fio dental também feito de garrafa pet pequena”.

De acordo com Débora, os materiais educativos podem ser usados em consultórios dentários, em escolas, em centros comunitários e nas ações das equipes de Saúde Bucal que integram a Saúde da Família, ajudando especialmente as crianças a assimilarem melhor as orientações sobre higiene e cuidados com a saúde bucal.

A I Jornada de Profissionais Auxiliares de Odontologia, que começou na sexta-feira, 15, e se encerrou ontem, contou com 150 participantes e professores convidados.

Fonte: Amazônia Jornal – 18/01/2010