Nova sede do CFO em Brasília abriga reunião do FCFAS

O importante no conselhinho é a integração entre as instituições

reuniao_conselhinhoO Conselho Federal de Odontologia (CFO) abriu as portas de sua nova sede, na última quarta-feira (11/11), para abrigar a reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS). O encontro teve como participantes membros da IIIª Reunião Ordinária FCFAS – conhecido como “Conselhinho”. Segundo o representante do CFO no FCFAS, Luiz Fernando Rosa, “essa reunião mensal é muito importante, porque o conselhinho é como uma ferramenta de apoio ao CFO, onde discutimos desde a parte parlamentar, setor de educação até a área de sobreposição entre os conselhos. Este Fórum tem esse poder de ajuste a vários assuntos comuns entre as profissões. Hoje, o CFO teve o prazer em receber o conselhinho dentro de nossa casa, iniciando seus trabalhos na nova sede. O importante é todos os conselhos estarem integrados, apoiando um ao outro também em relação aos Ministérios pertinentes aos temas abordados”, afirmou Luiz Fernando.

Participaram da reunião os representantes do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Luiz Fernando Rosa; do Conselho Federal de Biomedicina, Edgar Garcia Júnior; do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a assessora da Presidência do CFF na área educacional, Zilamar Fernandes, entre outros presentes.

Na reunião foram discutidos temas como a aprovação da ata da 109ª e 110ª Reuniões Ordinárias do FCFAS; assuntos parlamentares; levantamento de dados sobre a Educação a Distância (EAD), na comissão de educação e foram anunciados informes gerais.

Segundo o vice-coordenador do Fórum, representante do Conselho Federal de Biomedicina, Edgar Garcia Júnior, a reunião foi muito produtiva, principalmente nos quesitos de ordenamento do conselhinho junto ao EAD (Ensino a Distância), que, de acordo com ele, tem sido uma pauta constante, com encaminhamentos importantes; e, ainda, ações efetivas nos assuntos parlamentares ainda pendentes no conselhinho, como aqueles ligados à preservação da saúde financeira dos conselhos, e principalmente, as pautas voltadas, ainda, ao EAD nos projetos de lei (PLs) que tramitam no Senado e na Câmara. “A reunião foi muito produtiva e agradecemos a recepção do CFO que está de parabéns por nos receber numa casa tão linda. A gente pretende voltar sempre que formos convidados”, concluiu Dr. Edgar.

Na área parlamentar foram discutidos temas como o Projeto de Lei do Senado (PLS), de nº 200/2015, de autoria da Senadora Ana Amélia (PP/RS), que dispõe sobre as diretrizes para as pesquisas clínicas e, também, sobre o PL n º 516/2002, que dispõe sobre o exame de proeficiência em todas as profissões regulamentadas, entre outros temas.

De acordo com a Dra. Zilamar Fernandes, o encontro debateu também temas pertinentes ao EAD, na área de saúde. O objetivo dessa discussão, segundo o conselhinho é a qualificação na área da prática dos cursos em EAD. “O fórum está querendo ver apenas os critérios de qualidade desses cursos”, afirmou a assessora da Presidência na área educacional do CFF.

Comunicação do CFO