Nova classificação, criada pela Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos, terá revisão permanente

Reunida nesta quinta 2 de abril, na sede da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), no Rio de Janeiro, a Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC) decidiu pela criação da Câmara Técnica de Revisão Permanente da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos (CBHPO).

Todos os assuntos discutidos pelos membros da Comissão, na véspera da reunião desta sexta 3 de abril na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro, giraram em torno da CBHPO. O relatório final, entregue em março pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), cria a CBHPO e valida a metodologia aplicada para o cálculo dos Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos (VRPOs).

Câmara Técnica

Ao fazer a primeira avaliação do resultado apresentado pela Fipe, a CNCC concluiu pela criação da Câmara Técnica de Revisão Permanente da CBHPO. Os membros da comissão constataram a necessidade de se criar um canal de comunicação rápido e permanente entre a classe, especialmente as entidades que representam os especialistas, e a CNCC, de modo a manter a classificação em dia com os procedimentos e suas terminologias. Esta Câmara Técnica terá representantes das cinco entidades que compõem a comissão: CFO, FNO, ABO, ABCD e FIO.

Também foi tratada na reunião a definição da pauta que a Odontologia levaria ao encontro da ANS, que aconteceu nesta sexta-feira 3. A principal pauta tratada na Agência foi a inclusão dos procedimentos odontológicos no novo rol que será criada, e que vai unificar o rol odontológico (RN 154) e o de “eventos em saúde” (RN 167).

O propósito da reunião promovida pela ANS foi, justamente, a união destes dois rols.

A reunião da CNCC contou com a presença, pela Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), do 1º secretário Ernani Bezerra; do 2º secretário Jorge Teixeira; do diretor suplente Wilson Chediek (que também representou a ABCD); pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), dos conselheiros José Mário Moraes Mateus e Benício Paiva Mesquita; e pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO), do representante na CNCC Ricardo Duarte.
Rio de Janeiro – RJ