NOTA OFICIAL

O CFO esclarece acerca de investimento realizado durante as gestões 2018/2021 e 2021/2024, que culminou em uma fraude financeira, e informa todas as medidas internas, externas e providências jurídicas adotadas, pela atual gestão, para a recuperação dos valores.

Após minuciosa investigação, a atual gestão apurou que:

Durante a pandemia de COVID-19, que impôs severas restrições de funcionamento à odontologia, a direção anterior do CFO, em busca de soluções que atendessem à classe, foi apresentada a diferentes parcerias com diversas instituições financeiras para viabilizar linhas de crédito aos profissionais em dificuldades;

Em 2021, após avaliar diferentes opções de investimento, os então presidente e tesoureiro do CFO celebraram acordo com a Solstic Capital, representada pelo sr. Flávio Alexandre Batel Pereira, que se apresentou como interlocutor do Banco BTG Pactual, um dos maiores e mais respeitados do país, e realizou diversas reuniões na sede do mesmo banco;

O CFO transferiu o total de R$ 40 milhões, sob a premissa de que os valores seriam imediatamente repassados para uma conta do CFO no Banco BTG Pactual. As análises técnicas da operação foram conduzidas por um prestador de serviço da área técnica da tesouraria, que acompanhou o trâmite operacional;

A diretoria atual do CFO manifesta profunda indignação ao constatar que a entidade foi vítima de um elaborado golpe financeiro. Relatórios da auditoria externa confirmaram que a Solstic Capital não era habilitada pelo Banco Central ou pela CVM para custódia de depósitos ou para oferecer remuneração, e que o contrato estava à margem das normas do mercado financeiro. Até o momento, R$ 8.660.718,11 foram recuperados.

A atual direção do CFO não poupará esforços para que o caso seja totalmente elucidado, em todos os níveis e âmbitos, interno e jurídicos, e valores sejam recuperados integralmente.

O CFO lamenta que pessoas mal-intencionadas estejam utilizando este episódio e distorcendo fatos para tentar desestabilizar as entidades representativas da classe.

Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a boa gestão dos recursos públicos.

Apesar da gravidade da situação, todos os programas e ações do Conselho permanecem em pleno funcionamento, sem prejuízo aos serviços prestados à classe odontológica.

 

MEDIDAS ADOTADAS PARA RECUPERAÇÃO DOS RECURSOS

A atual gestão do CFO tomou imediatamente as seguintes providências ao constatar a gravidade da situação:

  1. Instauração de apurações internas e solicitação de auditorias específicas e comissões;
  2. Análise minuciosa dos extratos bancários e da documentação disponível;
  3. Protocolo de ação de cobrança no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), processo de n° 1012194-73.2025.4.01.0000;
  4. Apresentação de denúncia no Ministério Público Federal (MPF) e no Tribunal de Contas da União;
  5. Implementação de novos procedimentos internos com camadas adicionais de segurança nos processos decisórios financeiros;
  6. Processo de concentração de todas as aplicações financeiras em instituições oficiais com garantia governamental.

A atual Diretoria, ao assumir a gestão do CFO, imediatamente, solicitou que todas as providências acima descritas fossem tomadas por meio do superintendente e chefe do PROJUR.

Brasília, 21 de maio de 2025

Conselho Federal de Odontologia

Claudio Yukio Miyake – Presidente

Raimundo Nazareno de Souza Ávila – Vice-presidente

Roberto de Sousa Pires – Secretário

Élio Silva Lucas – Tesoureiro