Edição 2015 bateu recorde de inscrições
No último dia 18, foi realizada na capital paulista, a premiação da Etapa Estadual do Prêmio Brasil Sorridente, promovido pelo Conselho Federal e Regionais de Odontologia (CFO/CROs). A cerimônia prestigiou as 54 cidades do estado participantes do Prêmio. O evento ocorreu no auditório da sede do Conselho Regional de São Paulo (CROSP) e contou com a presença de várias personalidades. “Para mim é uma satisfação fazer parte deste evento, uma ideia que começou lá em 2005. No começo premiávamos um consultório, mas a iniciativa cresceu tanto que tivemos que criar categorias. Vejo aqui pessoas compromissadas com a saúde pública, e tenho certeza que evoluímos muito”, destaca o presidente do CFO, Ailton Morilhas.
Na oportunidade, o CROSP premiou as cidades vencedoras com o troféu Brasil Sorridente-SP, e também homenageou as cidades participantes com um certificado. Estiveram presentes representantes de diversos municípios de São Paulo, como os prefeitos: Flavio Paschoal, de Pereiras; Daniel Pereira de Camargo, de Pederneiras; e Ricardo da Silva Sobrinho, de Santo Antonio da Alegria. Além deles, também participaram Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde; o presidente do CFO, Ailton Morilhas; Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD); entre outros.
“O Prêmio Brasil Sorridente já está em sua 10º edição e vem cumprindo com muito louvor o seu papel, que é de incentivar as políticas públicas e as ações de saúde bucal voltadas para população. Nós do CROSP estamos muito felizes com os resultados obtidos e continuaremos a incentivar uma participação cada vez maior das prefeituras das cidades do estado de São Paulo.”, afirmou Claudio Miyake, presidente do CROSP, destacando que o resultado e as ações geradas para a população são os grandes vencedores.
Na abertura do evento, o secretário do CROSP, Marco Manfredini, pediu atenção às recentes alterações na Coordenação Nacional de Saúde Bucal e aos rumos do programa do governo, o Brasil Sorridente. Acrescentou que a odontologia unida deve trabalhar para que a Política Nacional de Saúde Bucal continue sendo uma prioridade.
“Gostaria de agradecer o reconhecimento, o convite para estar aqui e destacar o trabalho das entidades que se prontificam a pensar na saúde pública de nosso país. Hoje a cobertura de acesso ao atendimento de saúde bucal, no sistema público, ainda está muito aquém do necessário. Em contrapartida, estamos à frente de muitos países desenvolvidos. Por isso, acredito que temos tudo para continuar sendo referência em saúde bucal, mas as entidades devem estar atentas para a necessidade de ampliação dos recursos para a saúde bucal”, comenta Chioro. Arthur recebeu a Homenagem Especial do Prêmio Brasil Sorridente-SP 2015, oferecida pelo CROSP.
Quem também participou do evento foi Luis Carlos Casarin, que representou o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), Stênio José Correia Miranda. “Desde a 1º edição sempre mantivemos o apoio à Premiação como uma estratégia de fomentação da saúde bucal no estado de São Paulo. O CROSP é extremamente importante para este Prêmio nacional, pois dá destaque aos municípios que promoveram ações de saúde bucal”.
O estado de São Paulo contou com a participação de mais de 50 municípios no Prêmio que foi dividido em duas fases, uma estadual e outra nacional. Sendo que a edição deste ano, contou com um número recorde de inscritos.
Confira a classificação da Etapa Estadual do Prêmio Brasil Sorridente:
Categoria até 50 mil habitantes
1º Lugar – Prefeitura de Pederneiras
2º Lugar – Prefeitura de Mombuca
3º Lugar – Prefeitura de Severínia
4º Lugar – Prefeitura de Santo Antonio da Alegria
5º Lugar – Prefeitura de Itajobi
Menções Honrosas
Prefeitura de Águas de Lindóia
Prefeitura de Altair
Prefeitura de Angatuba
Prefeitura de Iperó
Prefeitura de Itararé
Prefeitura de Jaguariúna
Prefeitura de Morro Agudo
Prefeitura de Pereiras
Prefeitura de Piraju
Prefeitura de Potirendaba
Prefeitura de Presidente Wenceslau
Prefeitura de Rinópolis
Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo
Prefeitura de Serrana
Categoria de 50.001 a 300 mil
1º Lugar – Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos
2º Lugar – Prefeitura de São Sebastião
3º Lugar – Prefeitura de Caraguatatuba
4º Lugar – Prefeitura de Jacareí
5º Lugar – Prefeitura de Araraquara
Menções Honrosas
Prefeitura de Barretos
Prefeitura de Bragança Paulista
Prefeitura de Capivari
Prefeitura de Catanduva
Prefeitura de Cubatão
Prefeitura de Fernandópolis
Prefeitura de Francisco Morato
Prefeitura de Indaiatuba
Prefeitura de Itatiba
Prefeitura de Jaú
Prefeitura de Lins
Prefeitura de Marília
Prefeitura de Penápolis
Prefeitura de Presidente Prudente
Prefeitura de Registro
Prefeitura de São Caetano do Sul
Prefeitura de São Roque
Prefeitura de Taubaté
Prefeitura de Itapeva
Prefeitura de Suzano
Categoria Acima de 300 mil habitantes
1º Lugar – Prefeitura de São Bernardo do Campo
2º Lugar – Prefeitura de Santo André
3º Lugar – Prefeitura de São José do Rio Preto
4º Lugar – Prefeitura de São Vicente
5º Lugar – Prefeitura de Jundiaí
Menções Honrosas
Prefeitura de Carapicuiba
Prefeitura de Guarulhos
Prefeitura de Mogi das Cruzes
Prefeitura de Ribeirão Preto
Comunicação do CFO – Fonte CROSP