MS cria ferramenta para o cidadão acompanhar ações de saúde pela internet

O Ministério da Saúde (MS) lançou em outubro uma nova ferramenta que possibilita o acesso a banco de dados sobre as atividades do governo federal na saúde. Desde o último dia 22, qualquer pessoa pode conferir o repasse de recursos, acompanhar programas estratégicos e conhecer a situação socioeconômica e da saúde em todas as regiões do país através da internet.

A iniciativa faz parte do Mais Saúde, agenda estratégica do Ministério para os anos 2008 a 2011, que prevê, entre outros resultados, o fortalecimento da participação e do controle social sobre todas as instâncias e os agentes que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sala de Situação em Saúde

No Portal da Saúde, o internauta poderá ter acesso à Sala de Situação em Saúde. Criada para disponibilizar em um só local as informações de saúde em todo o território nacional, esta seção oferece dados por regiões geográficas, regiões prioritárias de atuação, estados ou municípios. Essa distribuição permite uma avaliação sobre o desempenho da atuação governamental e as condições de saúde da população.

Segundo Márcia Bassit, secretária-executiva do MS, “o objetivo é disponibilizar aos tomadores de decisão informações válidas e relevantes, que deverão ser utilizadas para aperfeiçoar, progressivamente, tanto a gestão estratégica do sistema e serviços, quanto a atenção prestada à população, otimizando a utilização dos recursos humanos, físicos, tecnológicos e financeiros no Sistema Único de Saúde e alcançando melhores resultados”.

Ou seja, as principais intenções deste instrumento são auxiliar a ação do poder público e promover a participação social.

Módulos de consulta

A ferramenta é dividida em quatro módulos: Socioeconômico, Ações de Saúde, Situação de Saúde e Gestão em Saúde. O primeiro apresenta os aspectos socioeconômicos, demográficos e territoriais que permitem identificar a situação conjuntural brasileira.

Ações em Saúde permite acompanhar metas físicas, coberturas e repasses financeiros relacionados às principais ações e programas do Ministério da Saúde.

Informações sobre indicadores epidemiológicos e operacionais relacionados a doenças e agravos caracterizados como problema de saúde pública estão disponíveis no módulo Situação de Saúde.

Em Gestão em Saúde, a abordagem é sobre a execução orçamentária do MS. Serão informados neste espaço os limites financeiros por empenho e por fontes de recurso. Além disso, esta opção exibe informações sobre estabelecimentos e profissionais de saúde em atuação no SUS e mostra indicadores de processo e resultados do monitoramento do Pacto pela Saúde.

Fonte: Portal da Saúde

servico

Portal da Saúde – Sala de Situação em Saúde

Informações: (61) 3315-2351/3315-3580