Ministério da Saúde entrega prêmio de incentivo à promoção do uso racional de medicamentos

O Ministério da Saúde premiou nesta segunda-feira (14/12) estudos sobre o uso racional de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram avaliados 103 relatos e artigos feitos por representantes de todo o país. Os seis trabalhos vencedores receberam ao todo R$ 55 mil.

O Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos é coordenado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e de Insumos Estratégicos do ministério e tem o intuito de reconhecer o mérito dos profissionais nos serviços de saúde e instituições com impacto na promoção do uso racional de medicamentos no SUS. O prêmio incentiva a incorporação dos estudos pelo SUS e nos serviços de saúde.

De acordo com a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, o prêmio amplia as parcerias na estratégia de incentivo ao uso racional de medicamentos.

Márcia Bassit disse ainda que o Ministério da Saúde, que cuida da regulamentação do uso de medicamentos, agora conta com estudos que incorporam sugestões do ponto de vista técnico. “De um lado queremos ampliar o acesso a medicamentos, mas ampliar o acesso significa também ampliar o acesso com responsabilidade no ponto de vista do uso racional dos medicamentos.”

A premiação foi dividida em seis categorias: experiências de profissionais nos serviços de saúde, tese de doutorado, dissertação de mestrado, monografias de especialização e/ou residência, trabalhos em nível de graduação e trabalhos desenvolvidos em entidades e instituições. Em cada categoria, foram selecionados um prêmio e três menções honrosas.

Fonte: Correio Braziliense, da Agência Brasil – 14/12/2009