Ministério da Saúde, Anvisa e CFO trabalham em conjunto para formalizar resoluções

Instituições se reúnem na sede do CFO, em Brasília

Banner Comissao de Legislacao 385x119pxO Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio da sua Comissão de Legislação, se reuniu, no último dia 28/05, na sede do CFO, em Brasília, com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O objetivo foi debater as Resoluções CFO nº 153 e 154, as duas de 2015, que, respectivamente, tratam do uso não transfusional de porções do sangue e, normatiza a coleta de células-tronco na prática clínica da Odontologia.

O CFO quer formalizar as resoluções dentro de todas as regras previstas na ANVISA e no Ministério da Saúde. Por isso, estamos, em conjunto, realizando as revisões e adaptações pertinentes para o maior benefício possível à sociedade. Depois, essa decisão será levada ao plenário do CFO para ser publicada revogando as antigas resoluções”, afirmou o presidente da Comissão, Messias Gambôa (CRO-PA).

Além do presidente da Comissão, estiveram presentes os membros da comissão de Legislação: Doriélio da Costa (CRO-RN); Adriana Costa e Silva Santiago (CRO-PE); Nilo Pires (CRO-DF) e Outair Bastazini (CRO-RJ); a assessora Técnica do CFO, Moira Pedroso (CRO-PR); a especialista da ANVISA, Renata Parca; o assessor da Procuradoria Jurídica do CFO, Juan Reguengo Rodrigues; o procurador Jurídico do Conselho Regional de Pernambuco (CRO-PE), Vinícius Santiago e o professor e pesquisador da Universidade de Brasília, (UNB), Leonel Alves de Oliveira.

Foram realizadas revisões e alterações necessárias ao bom entendimento, por parte dos profissionais da classe odontológica, acerca das resoluções do CFO. O resultado dos trabalhos será encaminhado ao presidente do CFO que vai enviar ao setor Jurídico do conselho para releitura do tema e para revisão da ANVISA e do Ministério da Saúde.

A Comissão de Legislação ainda se reuniu para discutir e elaborar parecer sobre a proposta de Alteração da Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselho de Odontologia referentes à Resolução CFO 63/205, além de outros debates sobre assuntos internos.

“A ANVISA fica muito agradecida pela participação nessas decisões porque podemos trocar experiências e contribuir no que for pertinente. Isso agrega em qualidade nos serviços e produtos disponibilizados para a população. Todas as propostas da ANVISA foram trabalhadas e aceitas pelo CFO e, no final, foram todas consolidadas, tanto as do Ministério da Saúde, bem como da ANVISA e do CFO”, disse a Especialista em Regulação em Vigilância Sanitária da Gerência de Sangue, Tecidos e Órgãos, Renata Parca.

Representante do CFO na elaboração das regulações na área de Terapias Avançadas no país, a assessora Técnica do Conselho Federal, Moira Pedroso Leão, vê com entusiasmo esta aproximação do CFO junto ao Ministério da Saúde e a Anvisa pois, “ao deixar mais claro na nova redação das resoluções que a prática clínica odontológica é bastante distinta de outras especialidades, o CFO garante a autonomia do cirurgião-dentista e assegura a este profissional e a seus pacientes o amparo legal (com responsabilidades) na aplicação e/ou ampliação das possibilidades de pesquisa nas novas tecnologias”, afirmou Dra. Moira.

Comunicação do CFO