Você já ouviu falar em Julho Laranja? A campanha tem por objetivo difundir a Ortodontia preventiva para crianças a partir de 6 anos. Também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva, além de boa noite de sono.
Idealizada em 2019 pela Odontopediatra e Ortodontista, Cibele Albergaria, inscrita no CRO-DF 2475, a campanha foi escolhida para o mês de julho, época que os brasileiros costumam buscar mais a Ortodontia Infantil, momento das férias escolares.
Albergaria explicou que o Julho Laranja se trata de uma campanha em saúde pública, tendo como meta a promoção da autoestima e bem-estar psicológico, essenciais à saúde integral das crianças e adolescentes.
Assim como os CROs de todo o Brasil, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) também endossa a importância da campanha educativa. O presidente do CFO, Juliano do Vale, defende a iniciativa e reforça a importância de estimular a saúde bucal na infância. “A ideia é despertar para a importância dos pais ou responsáveis levarem a criança à primeira consulta ortodôntica e mostrar que a prevenção e o hábito da higienização bucal podem ser facilitados”, destacou.
O Secretário-Geral do CFO e Ortodontista, Cláudio Miyake, explica porque é preciso fazer visitas periódicas ao Cirurgião-Dentista na mais tenra idade. “A campanha Julho laranja reforça a importância do diagnóstico precoce de possíveis fatores que poderão ocasionar futuros problemas ortodônticos como, por exemplo, a detecção de respiração da criança pela boca ou ainda uma deglutição atípica”.
Estudo conduzido por profissionais associados a USP-Bauru junto ao CROSP verificou o crescimento pela procura da primeira consulta ortodôntica desde o início da campanha. O tema chama a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e condições.