Inaugurado em SP o 400º Centro de Especialidades Odontológicas

Com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) inaugurado em Limeira, interior de São Paulo, chega a 400 o número de unidades que oferecem tratamento odontológico gratuito e especializado na rede pública de 330 municípios. O CEO de Limeira estará aberto para atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Outros 240 CEOs já receberam recursos do Ministério da Saúde e têm até 90 dias para começar a atender à população. De janeiro a dezembro de 2005, foram realizados mais de três milhões de procedimentos especializados nas unidades.

Em São Paulo, além da unidade inaugurada em Limeira, outros 75 estão implantados. O Ministério da Saúde destinou, de 2004 a fevereiro de 2006, R$ 8,6 milhões aos CEOs de São Paulo.

Atendimento – Para integrar o Brasil Sorridente, cada CEO oferece à população cirurgia oral, atendimento a pessoas com necessidades especiais, tratamento de canal (endodontia) e de doenças da gengiva (periodontia). No Brasil, menos de 22% da população adulta e menos de 8% dos idosos apresentam as gengivas sadias.

Os CEOs também oferecem diagnóstico oral, com ênfase na identificação do câncer de boca. A doença pode ser tratada com sucesso, mas em 65% dos casos é identificada já em fases mais avançadas. A cada ano, cerca de três mil pessoas morrem no Brasil por câncer de boca. No país, 30 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista.

Até o lançamento do Brasil Sorridente, em março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feitos no SUS (Sistema Único de Saúde) correspondiam a tratamentos especializados. Em São Paulo, como no restante do Brasil, a quase totalidade dos procedimentos era de tratamento básico, como extração dentária, restauração, aplicação de flúor e resina.

Todos os cidadãos têm direito aos serviços oferecidos pelos CEOs, mas, para isso, precisam ser atendidos previamente pelas equipes de atenção básica, postos de saúde e unidades básicas de saúde.

Os pacientes não marcam consultas diretamente nos centros. As equipes de saúde avaliam a gravidade do procedimento e agendam a consulta em nome do paciente no centro de especialidades.

Fonte: Ministério da Saúde

São Paulo – SP