Hemoce comemora Dia Mundial do Doador de sangue neste sábado (14) com grande festa

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado, comemora neste sábado (14), a partir das 8h, na recepção de doadores (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo), o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Durante a manhã, contaremos com alegria e irreverência dos palhaços da ONG Risonhos, tornando o momento de doação ainda mais prazeroso. Além de serviços como massagem, limpeza de pele, um bolo de aniversário e um coffee break especial para os doadores voluntários de sangue. Uma grande festa realizada especialmente para todos que utilizam um pouco do seu tempo ajudando a salvar vidas.

O sangue é um remédio que não pode ser comprado, muito menos fabricado. Pessoas que sofreram acidentes, que fazem tratamentos de câncer, necessitam diariamente dele, e só é possível atender com excelência todas essas pessoas por causa da solidariedade de cada cidadão. O Hemoce é apenas o elo entre o paciente e o doador voluntário de sangue, que é o verdadeiro herói da vida. A cada doação realizada, três vidas podem ser salvas.

14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue

Comemorado no dia 14 de junho, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma forma conscientizar as pessoas quanto à importância da doação voluntária de sangue. Durante o dia, em todo o mundo, ações são realizadas informando, captando doadores, visando o aumento no número de doações.

O Hemoce precisa de uma média diária de 250 doações para manter o estoque ideal. Hoje, todos os tipos sanguíneos são necessários e importantes, em especial os tipos O NEGATIVO e POSITIVO. Para ser um doador de sangue é muito simples, bastar estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um DOCUMENTO ORIGINAL e OFICIAL COM FOTO.

ATENÇÃO: Os menores de 18 anos devem apresentar o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

O QUE: Comemoração Dia Mundial do Doador de Sangue
QUANDO: 14 de junho
ONDE: Recepção de Doadores (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo)
HORÁRIO: 8h às 13h
(Por causa do jogo, o Hemoce funciona, neste sábado, até ás 13h)