Governo divulga números do Brasil Sorridente

A Política Nacional de Saúde Bucal do governo federal vem ampliando o acesso da população às ações de prevenção e reabilitação da saúde bucal no país. Hoje, o Programa Brasil Sorridente atende a mais de 63 milhões de pessoas, cobertas por 13.136 equipes de Saúde Bucal (ESB) que atuam em 3.995 municípios brasileiros, e 351 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) estão em operação em 280 municípios. Para apoiar a instalação das equipes e nos centros, o governo federal forneceu 1.271 consultórios odontológicos completos aos municípios.

O Brasil Sorridente reúne uma série de ações voltadas para cidadão de todas as idades, com a ampliação do acesso ao tratamento odontológico aos brasileiros no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As principais linhas de ação são a viabilização da adição de flúor a estações de tratamento de águas de abastecimento público, a reorganização da Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família e da Atenção Especializada, feita pelos Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios regionais de Próteses Dentárias.

Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família

Em três anos, o atual governo implantou 8.875 novas equipes de saúde bucal, chegando a um total de 13.136 – o que representa um aumento de mais de 200%, com profissionais atuando em, 3.995 municípios. Houve, neste período, um acréscimo na cobertura populacional das equipes de 37,6 milhões de pessoas, totalizando mais de 63 milhões de pessoas cobertas pelas equipes. Para isso, os valores dos incentivos federais foram ajustados em aproximadamente 65%, um investimento de R$ 288,9 milhões.

Centros de Especialidades Odontológicas

Os centros de Especialidades Odontológicas (CEO) oferecem tratamento de canal, atendimento a pacientes especiais, tratamento de doenças da gengiva e outros procedimentos. Até fevereiro deste ano, foram implantados 351 centros no país, onde foram realizados, em 2005, mais de 2,9 milhões de procedimentos. Outros 216 CEO já foram credenciados à antecipação dos recursos de implantação. Em 2005, os investimentos financeiros nos CEO chegaram a R$ 35,9 milhões.

Fonte: Boletim Em questão, da Subsecretaria de Comunicação Institucional da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Distrito Federal – DF