Deputado federal Carlos Henrique Gaguim (Podemos-TO) será o presidente da Frente. Para presidente do CFO, entidade será instrumento fundamental de aproximação da classe odontológica com os parlamentares e poder público.
Resultado de esforços e mobilização do Conselho Federal de Odontologia (CFO), com apoio dos conselhos regionais, a Frente Parlamentar da Odontologia será lançada oficialmente nesta quarta-feira, dia 8, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A cerimônia está marcada para as 14h30, no Salão Nobre da Casa.
Para o presidente do CFO, Juliano do Vale, a Frente vai reforçar a defesa dos interesses e ampliar a representatividade da odontologia e de seus profissionais no Congresso. “A Frente Parlamentar vai ser um instrumento fundamental de aproximação da classe odontológica com os parlamentares e com o poder público, na busca de avanços e conquistas para todos. É um momento muito especial para todos nós”, disse o presidente do CFO.
Classificada na Câmara como uma entidade civil de interesse público, de natureza política, suprapartidária, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, a Frente Parlamentar da Odontologia foi criada com apoio de 336 deputados federais de vários Estados. A presidência ficará a cargo de Carlos Henrique Gaguim (Podemos-TO), que se mobilizou pessoalmente por assinaturas que garantiram a criação do FPO.
Conforme o estatuto, a Frente tem objetivo de apoiar e defender os ideais dos cirurgiões dentistas e da odontologia, representados pelos profissionais, pelos conselhos federal e regionais, representações sindicais e instituições civis da categoria.
Paralelamente à mobilização pela oficialização da Frente, o Conselho Federal de Odontologia busca conscientizar os conselhos regionais para obter novas adesões. “Os conselhos regionais e até mesmo os profissionais da odontologia devem atuar, em seus Estados, na busca por ampliarmos ainda mais a representatividade da Frente Parlamentar. Orientamos que procurem os deputados dos Estados para que participem conosco. Assim, estaremos ainda mais fortes e melhores representados nas discussões sobre leis e temas relevantes para a odontologia e saúde num todo”, declarou Juliano do Vale.