Comissão Parlamentar do CFO se reúne pela primeira vez e inicia planejamento de sua atuação no Congresso

fototrocaNa véspera do lançamento da Frente Parlamentar, no dia 8 de novembro, a Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Odontologia, constituída em outubro deste ano, realizou sua primeira reunião de trabalho, com a participação do vice-presidente e Coordenador das Comissões do CFO, Ermensson Luiz Jorge. Segundo o presidente da Comissão, Márcio Redmann (CRO-RS), o encontro deu início ao planejamento de uma atuação articulada no Congresso, agora reforçada com a Frente Parlamentar que obteve amplo apoio entre os deputados, com 398 assinantes até 7 de novembro.

“A formação da Frente e da Comissão reunirá possibilidades e potencialidades para dar suporte na tramitação e no acompanhamento dos projetos de lei que envolvam a odontologia ”, afirmou Redmann. Além dele, a Comissão Parlamentar conta com a participação de outros quatro integrantes: Alberto Fernandes Moreira (CRO-RJ),  Luiz Carlos Basílio Paes (CRO-AC), Moizés Pereira dos Santos (CRO-AP) e Sérgio de Sá Pires (CRO-PI).

Na reunião, foram identificados alguns projetos de lei prioritários para o CFO. Entre eles está o PL 8131/2017, que está na pauta da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados e poderá ser votado no dia 8 de novembro O projeto, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal,  foi apresentado pelo senador Humberto Costa ( PT-PE). Aprovado no Senado, o texto conta com parecer favorável da deputada Conceição Sampaio (PP-AM). “ O nosso objetivo é dar andamento ao projeto, mesmo que receba substitutivo na Câmara e volte para o Senado”, explicou Redmann.

A Comissão Parlamentar definiu que sua próxima reunião de trabalho será em fevereiro de 2018. Segundo Redmann, será decidida a agenda parlamentar para o próximo ano, com todos os projetos prioritários, e aprovado o plano de trabalho da Comissão. “Assim como outras categorias da área da saúde, a odontologia agora atuará de forma articulada no Congresso, com o objetivo de valorizar a odontologia como parte integrante e importante da saúde”, ressaltou o presidente da Comissão Parlamentar.