Evento histórico que marcou o fim da monarquia e do Império do Brasil

novembro152No feriado de 15 de novembro, comemoramos a Proclamação da República, evento histórico que marcou o fim da monarquia e do Império do Brasil e determinou o exílio do imperador D. Pedro II e da família real. No mesmo dia em 1889 foi instaurado uma república federativa presidencialista no país e um governo provisório republicano presidido pelo marechal Deodoro da Fonseca.

O espírito da república pode ser sintetizado na expressão latina que originou a palavra. “Res Publica” significa em latim, literalmente, “coisa do povo”, “coisa pública”. A forma de governo republicana, como o poder exercido por representantes escolhidos pelo conjunto da população, alicerça o estabelecimento de uma sociedade democrática e igualitária.

Cabe perguntar se, 128 anos depois da Proclamação, respeitamos os ideais republicamos. Certamente, o trato da coisa pública deixa a desejar, e não estamos falando tão somente de corrupção, mas também do mau uso dos recursos orçamentários.

O CFO, cumprindo seu papel institucional, apela aos nossos representantes que priorizem os gastos com a saúde pública, em todos os seus aspectos, inclusive no tocante à saúde bucal. Ressaltamos que é fundamental ter um cirurgião-dentista em cada uma das mais de 40 mil equipes de saúde da família espalhadas no nosso vasto território nacional. Investir em saúde pública é uma postura republicana.