
O Sistema Conselhos de Odontologia possui 441 mil cirurgiões-dentistas inscritos em todo país. Os dados dos registros são compilados e atualizados em tempo real no site oficial do CFO, sendo que incluem também informações sobre as especialidades odontológicas. Estatísticas atualizadas nesta segunda-feira, dia 30 de junho, indicam que o Brasil possui 149.346 especializações concluídas dentro das 24 áreas das especialidades registradas e reconhecidas junto ao Conselho.
De acordo com as estatísticas, referentes aos registros dos Conselhos Regionais dos 26 estados da federação mais o Distrito Federal, a Ortodontia é a especialidade odontológica com maior número de profissionais no Brasil. São 32.625 ortodontistas, que correspondem a 21,9% do total de registros de especialidades. Dentre esses profissionais, 20.353 são mulheres e 12.272 são do sexo masculino.
Logo em seguida, aparecem a Implantodontia com 21.821 profissionais, a Endodontia com 19.528 especialistas e a Prótese Dentária que chega a 14.285 registros. A Periodontia e a Odontopediatria também possuem altos índices de inscrições, com 10.876 e 10.060, respectivamente. A Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais possui 7.874 cirurgiões cadastrados e a Dentística alcança 7.138 profissionais.
O tesoureiro do CFO, Elio Silvas Lucas, destaca que as estatísticas são importantes ferramentas para compreensão da Odontologia no Brasil. “Ao avaliarmos a evolução dos números, podemos traçar o perfil dos cirurgiões-dentistas brasileiros, entender as demandas dos pacientes e enxergar tendências para o futuro. Esses dados são públicos e disponibilizados pelo Conselho Federal de Odontologia”.
As estatísticas gerais das 24 especialidades da Odontologia, com número de profissionais inscritos e a divisão por sexo pode ser acessada aqui: https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-cirurgioes-dentistas-especialistas/
Habilitações
Além das especialidades, a Odontologia brasileira conta ainda com sete habilitações devidamente registradas junto ao Conselho Federal de Odontologia. A maior delas é a habilitação em Analgesia relativa ou Sedação Consciente com Óxido Nitroso, que hoje possui 3.168 registros. Em seguida, vem a habilitação em Laserterapia com 3.124 inscritos. Também estão na lista de habilitações: Fitoterapia, Hipnose, Odontologia Antroposófica, Ozonioterapia e Terapia Floral.
Veja os números completos das habilitações odontológicas aqui:
https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-cirurgioes-dentistas-habilitados/
CFO prepara regulamentação do RQE
O Conselho Federal de Odontologia trabalha atualmente na implantação do Registro de Qualificação de Especialista. O RQE será obrigatório para os cirurgiões-dentistas realizarem publicidade quando atuarem como especialistas, garantindo maior valorização da carreira do profissional e proteção para os pacientes. Na prática, o RQE será um número de registro, que deverá ser publicado em todas as vezes que o cirurgião-dentista fizer uma divulgação de sua especialidade.