Erosão dentária atinge 51,6% dos pré-escolares, diz estudo da USP

A erosão dentária causada por ácidos gástricos ou presentes em sucos e refrigerantes já atinge pouco mais da metade das crianças em idade pré-escolar, revela uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da USP.

O estudo foi realizado com 967 crianças de três e quatro anos de idade, com a dentição não definitiva –os chamados dentes de leite– completa, em Diadema (Grande São Paulo). Entre elas, 51,6% apresentavam desgaste do esmalte por erosão, sendo que a maioria das lesões estava no início.

O estudo da odontopediatra Christiana Murakami aponta que o problema é mais recorrente entre as crianças que sofrem de refluxo gastroesofágico e mostra que a ingestão frequente de sucos ácidos –como os industrializados– e refrigerantes eleva os riscos de apresentar o problema.

De acordo com Márcia Vasconcelos, consultora de odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia, o número é surpreendente. “Essa incidência é considerada muito alta. Entre os mais velhos, não seria de estranhar por causa do uso abusivo de refrigerantes e bebidas ácidas, mas, nessa faixa etária, sim, porque é mais fácil para os pais controlarem a alimentação dos filhos”, afirma.

A erosão é um desgaste do esmalte dentário que leva à exposição da dentina –um tecido menos resistente–, facilitando o surgimento de cáries. Provoca, ainda, uma diminuição no tamanho dos dentes, causando um desequilíbrio na oclusão.

Vasconcelos afirma que os dentes permanentes também podem sofrer desgaste se for mantido o alto consumo dessas bebidas.

Fonte: Folha de S.Paulo (Rachel Botelho) – 26/01/2010