Encontro promovido pelo CFO reúne representantes de 10 países para debater padrões de ética e excelência na Odontologia

Realizado na terça-feira, 28 de junho, o Encontro Latino Americano de Odontologia foi encabeçado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), com o objetivo de unificar pautas relacionadas a Odontologia de países latino-americanos e mais Portugal. O evento foi realizado na seccional Pacaembú do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

A abertura do Encontro foi realizada com a reprodução do Hino Nacional Brasileiro a todos os representantes dos diversos países. Em seguida, a diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) deu às boas vindas aos presentes e também a mais dois representantes que acompanharam a reunião de forma remota, via Zoom, oportunizando a participação dos debates e discussões sobre as temáticas propostas.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, ressaltou a importância do Encontro para fortalecer a Odontologia em todos os países, proporcionando a possibilidade de uma “Odontologia Padronizada” nos países da América Latina, em diversos quesitos como a carga horária das formações, nomenclatura das especialidades e um mínimo de reconhecimento legal entre elas, com destaque para Harmonização Orofacial, a mais recente especialidade da odontologia no Brasil. Conforme Vale, é preciso respeitar às culturas de cada país conforme estruturas já existente, mas ao mesmo tempo, é necessário trazer uma equivalência para o reconhecimento das especialidades.

“Hoje estamos tendo a felicidade de iniciar um movimento internacional, e por isso, agradeço a cada um de vocês pela presença e vontade de tornar isso realidade. Temos muito a compartilhar nesta reunião e espalhar para outros países que ainda não puderam estar aqui conosco. Hoje em dia o Cirurgião-Dentista tem ocupado uma posição de destaque na área da saúde, e não é mais considerado um profissional que cuida apenas dos dentes. Por isso, devemos contribuir para uma Odontologia melhor em todo o mundo”, destacou.

O evento contou com a participação dos representantes de Conselhos, Colégios e Associações ligadas a Classes Odontológicas de países da América Latina e Portugal. Entre eles, da Argentina, Bolívia, México, Paraguai, Peru, Venezuela, Uruguai, Equador e Portugal. Pelo Brasil, além de toda a diretoria do CFO, estiveram presentes Tarley de Barros, Presidente da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais (SBTI) e diretores.

Na parte da tarde do evento, depois de feitos todos os debates de temas, também foi anunciada a criação da Asociación Latinoamericana de Armonización Orofacial (ALAOF). O Presidente da ABCD, Silvio Cecchetto e o Presidente do CROSP, Braz Antunes Matos também marcaram presença no Encontro.

No dia seguinte, 29 de junho, todos os dirigentes visitaram e se reuniram no stand do CFO no CIOSP.