
A 60ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), realizada em Manaus (AM) entre os dias 15 e 18 de julho, debateu o tema “Protagonismo Estudantil, atividades práticas curriculares e docência criativa na formação em Odontologia”. Com ampla programação, o evento reuniu mais de 700 inscritos e contou também com as participações do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Regional do Amazonas (CRO-AM). Durante o evento, a Comissão de Educação do CFO também promoveu uma reunião de alinhamento com as Comissões de Ensino dos CROs de todo país.
A solenidade de abertura ocorreu no dia 16 de julho, com as presenças da presidente da Abeno, Daniela Carcereri, da Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, da reitora da Universidade Federal do Amazonas, Tanara Lauschner, e da vice-reitora da Universidade do Estado do Amazonas, Kátia Couceiro. Também marcaram presença o diretor de Relações Internacionais da CAPES, Rui Oppermann, o presidente da 60a Reunião, Erivan Gualberto, e a vice-presidente, Carolina Rocha, representando a Ufam e a UEA, respectivamente.
O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas, Hugo Seffair, participou da cerimônia, também representando no ato o Conselho Federal de Odontologia. Ele destacou a importância do ensino odontológico no processo de qualificação dos profissionais do país, que é o maior do mundo em quantidade de cirurgiões-dentistas e grande produção acadêmica e científica na área da Odontologia.
“Somos o primeiro país do mundo em número de cirurgiões-dentistas, e devemos ser também os primeiros em qualidade de profissionais. E neste quesito, a Abeno tem um papel fundamental e uma grande responsabilidade”, destacou o presidente do CRO-AM, levando a mensagem da presidência do CFO de que o Conselho Federal está, como sempre esteve, de portas abertas às iniciativas de apoio e modernização do ensino odontológico no país.
A Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, destacou como o ministro Alexandre Padilha tem priorizado a atenção à saúde bucal como plataforma de gestão, e também tem incentivado a formação em saúde digital. “Esse encontro aqui também acontece em função de desafios anteriores que foram enfrentados, e aqui quero fazer uma menção a Ufam e a UEA porque foram duas universidades pioneiras em telessaúde. Essas iniciativas foram fundamentais para que nós hoje tenhamos esse olhar diferenciado para a saúde digital”, afirmou a secretária.
A presidente da Abeno, Daniela Carcereri, falou sobre a importância da Odontologia ser mais inclusiva, sustentável e alinhada às realidades locais. “Realizar essa edição histórica na Amazônia, terra de saberes ancestrais, de resistência e de biodiversidade incomparável, é um convite à conexão com a vida em sua plenitude. Reunimos neste território pulsante, entre cheias e vazantes, é também um chamado à reflexão sobre os caminhos percorridos e o futuro que almejamos para a formação em odontologia”.
Comissão de Educação
Como parte da programação da 60a Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), a Comissão de Educação do CFO promoveu uma reunião de alinhamento com as Comissões de Ensino de CROs de diversos estados do país. O encontro foi realizado sob o comando das professoras Vania Fontanella, Maria Helena Miotto e Carla Hermes, que são membros da Comissão.
Também estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas, Hugo Seffair, que representou o CFO, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Acre, Jairo Dockhorn.
Durante a reunião, CFO e CROs buscaram identificar as principais questões relacionadas à Educação Odontológica nos estados, para construção de uma pauta comum a todo país. Também foram abordados temas como o estágio nos cursos de graduação em Odontologia, a regulamentação da política EaD no país e o Exame de Proficiência da Odontologia.