Eleições movimentam CROs

Longe de significar apenas o continuísmo das ações já realizadas, para muitos dos CROs a reeleição da diretoria representa o reconhecimento de suas lutas e trabalhos, o que serve de incentivo para novas empreitadas.

Reeleita, a presidente do CRO de Rondônia, Sandra Menezes, falou sobre a mudança do perfil do cirurgião-dentista. Ela revelou que o Brasil é o país com maior número de cirurgiões-dentistas, com 11% de todos os profissionais do mundo, superando até alguns continentes, como África e Oceania, o que torna o nosso mercado extremamente restrito. “A taxa de crescimento de cirurgião-dentista é de 7,86%, maior, portanto, que a taxa de crescimento populacional que é de 3,66%”, alertou.

No Estado de Rondônia, o crescimento de CDs supera inclusive a taxa nacional, que é de 5,12%. Sandra Menezes defendeu que a odontologia deve ser vista como prioridade pelo poder público, principalmente por suas características epidemiológicas, conforme o governo Lula vem sinalizando através de sua política nacional de saúde bucal, o Brasil Sorridente.

Já para os cirurgiões-dentistas que assumem uma presidência de conselho pela primeira vez, o desafio é aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelo antecessor.

“Vamos tensionar e pressionar os poderes públicos para implementação de políticas de saúde bucal mais efetivas, visando principalmente amenizar os problemas das comunidades carentes e da odontologia como profissão”, comentou o presidente eleito no Rio Grande do Sul, Joaquim Cerveira, durante a posse de sua diretoria no dia 9 de julho.

Entre os CROs que elegeram novos presidentes a renovação trará um entusiasmo que pode favorecer também na conquista dos ideais da Odontologia. Os presidentes que tomam à frente neste esforço conjunto são: Anselmo Calixto, no CRO-GO, Mário Tavares Moreira Junior, no CRO-PA, Antonio Ferelle, no CRO-PR, Ricardo Luiz Araújo Sá, no CRO-RN, Luis Eduardo Lopes Albuquerque, no CRO-RR, e Ismar Macedo Lima, no CRO-TO, além do já citado Joaquim Cerveira, no CRO-RS.

Até o final do ano, com exceção de São Paulo, cujo pleito está marcado para o ano que vem, todos os outros CROs também passarão por eleições.

Na foto, a diretoria eleita para o CRO-PA, tendo à frente o presidente Mário Tavares Moreira Junior.

Fonte: CFO

Distrito Federal – DF