A diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) se reuniu com os presidentes dos Conselhos Regionais do Sudeste na última sexta-feira (28) em São Paulo para discutir assuntos relevantes para a classe odontológica da região. O encontro faz parte de uma série de reuniões regionais que o CFO tem promovido e que já ocorreram com os Conselhos Regionais do Centro-Oeste, Norte e o penúltimo em Canela, no Rio Grande do Sul, que reuniu os presidentes da região Sul.
Ailton Morilhas, presidente do CFO, afirmou que os encontros têm sido “muito produtivos” e uma oportunidade para direcionar as discussões para os assuntos que afligem as respectivas regiões. “As reuniões também têm como objetivo aumentar o entrosamento e o trabalho do CFO em conjunto com os Regionais”, analisou.
“Neste encontro agora com a região Sudeste discutimos principalmente temáticas relacionadas à fiscalização, ao Ato Médico, também sobre planos de saúde, sobre código de ética, dentre outros assuntos”, contou o presidente.
Presidentes elogiam encontro
A opinião entre os presidentes dos Conselhos Regionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais foi a mesma: a reunião com os presidentes contribui nos debates mais relevantes para a região. Luciano Eloi, presidente do CRO-MG, considerou o encontro como “extremamente importante”, já que deu oportunidade para que os quatro conselhos “pudessem também manifestar sobre as suas atividades desenvolvidas”.
“A gente pode compartilhar o que cada conselho tem desenvolvido para aproximar a categoria juntamente com outras entidades, com o trabalho em unidade com associações, sindicatos, sempre tendo em vista o objetivo comum de melhorar a prática odontológica”, afirmou Eloi.
Afonso Rocha, presidente do CRO-RJ, também destacou a efetividade do encontro. “Éramos poucos presidentes, apenas da região Sudeste, com isso, chegamos a consensos e discussões produtivas que levam a uma melhora do sistema conselho como um todo”, analisou.
“Eu achei muito interessante esta reunião da região, pois, ás vezes temos problemas comuns, até pela proximidade geográfica e econômica. Conseguimos discutir os principais problemas com efetividade, foi muito produtivo”, também comentou o presidente do CRO-ES, Ailton Felisberto Alves.
Para Cláudio Yukio Miyake, presidente do CRO-SP e anfitrião do evento, um dos destaques do encontro foi a atenção especial voltada para os problemas dos grandes centros urbanos brasileiros. “Foram tratados assuntos que envolvem problemáticas de todo o país, mas como foi um encontro que representou os estados com maior densidade não só de profissionais, mas também de população e metrópoles, acho que foi importante discutir os problemas que envolvem estas características”, analisou.
Presentes
Além dos presidentes dos Conselhos Regionais e do presidente do CFO, também participaram do evento, o Dr. Silvio Ceccheto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) e Coordenador da Região Sudeste do CFO; Dr. José Mário Morais Mateus, conselheiro do CFO, Dr. Nilden Carlos Alves, presidente da Comissão de Tomada de Contas do CRO-SP, o vice-presidente do CFO, Dr. Leonardo Marconi e o tesoureiro do CFO, Dr. Rubens Côrte Real.